Os profissssionais de recursos humanos sob o olhar sosociológico: uma investigação sobre os “bons candidatos” a uma vaga de emprego

Autores

  • Gabriela de Souza Honorato

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v2i2.11862

Palavras-chave:

inserção profissional, recursos humanos, carreira

Resumo

O trabalho toma como objeto de estudo profissionais de recursos humanos. Como representam as qualidades necessárias ao “bom candidato” a uma vaga de emprego? Foi feita análise de dois conjuntos de dados: artigos, reportagens e entrevistas publicadas no site RH.COM.BR e entrevistas realizadas com dez profissionais de recursos humanos. Os resultados apontam que, particularmente quanto aos diplomados de ensino superior, as principais qualidades demandadas pelo grupo seriam sinais de “comportamentos civilizados”; a habilidade de forjar uma “fachada” apropriada ao mundo das empresas; e, o cuidado com o “autodesenvolvimento”, capaz de atrelar o “projeto profissional” ao “projeto de vida”.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Honorato

Possui Graduação (2002) e Licenciatura em Ciências Sociais (2004), Mestrado (2005), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (em andamento) em Sociologia pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da FE/UFRJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos