ESTILOS DE FUNCIONAMENTO E MECANISMOS DE APRENDIZAGEM EM UMA INDÚSTRIA CRIATIVA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Autores

  • Bruno Chaves Correia Lima
  • Tereza Cristina Batista de Lima
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v3i3.17680

Palavras-chave:

Estilos de Funcionamento, Mecanismos de Aprendizagem, Indústria Criativa

Resumo

O estudo objetiva analisar a cultura organizacional quanto aos estilos de funcionamentoe aos mecanismos de aprendizagem em uma indústria de criação funcional. Trata-se deuma pesquisa quantitativa, descritiva, com uso de questionários estruturados. Utilizou-seestatísticas descritivas de médias, desvio-padrão e correlação mediante informações damaior empresa de publicidade e propaganda do Ceará. A cultura da organização é formadapela presença moderada e simultânea dos estilos empreendedor, afiliativo, burocrático eindividualista, predominando o primeiro. O único mecanismo de aprendizagem com nível altode ocorrência foi codificação e controle de conhecimento, evidenciando fraca correlação entreimportância atribuída e ocorrência desses mecanismos.

Biografia do Autor

Bruno Chaves Correia Lima

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorando emAdministração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Tereza Cristina Batista de Lima

Doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará, Professora adjunta da Universidade Federal doCeará.

Augusto Cézar de Aquino Cabral

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor adjunto da UniversidadeFederal do Ceará (UFC), Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado(FEAAC).

Downloads

Edição

Seção

Artigos