Competências individuais: Existe simetria entre as apresentadas por colaboradores e as requeridas pelos gestores

Autores

  • Juliano Nunes Alves Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Cruz Alta
  • Josiane Fagundes Becker Universidade de Cruz Alta
  • Denise Rossato Quatrin Universidade Federal de Santa Maria / Mestranda

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v4i1.19409

Palavras-chave:

gestão de pessoas, competências individuais, competências organizacionais

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar quais as competências individuais apresentadas pelos vendedores e as requeridas pelos gestores de uma empresa de materiais de construção de Ijuí - RS. Foi realizado um estudo de caso quali-quantitativo, utilizando-se de questionários e entrevistas para coleta de dados. Na visão dos colaboradores, o fator comportamental aparece como o principal e na percepção dos gestores, as competências requeridas são as cognitivas, comportamentais e funcionais. Entende-se que a empresa deve buscar o aperfeiçoamento constante dos colaboradores e/ou capacitações que possam diminuir a assimetria entre as competências percebidas e requeridas.

Biografia do Autor

Juliano Nunes Alves, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Cruz Alta

Doutorando / PPGA - UFSM Professor / CCSA - UNICRUZ

Josiane Fagundes Becker, Universidade de Cruz Alta

Administradora de Empresas

Denise Rossato Quatrin, Universidade Federal de Santa Maria / Mestranda

Mestranda em Administração Universidade Federal de Santa Maria

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Artigos