A LIDERANÇA E A RETENÇÃO DE SERVIDORES NA GESTÃO PÚBLICA

Carlos Francisco Simões Gomes, Lucia Helena Xavier, Zilda Lemos

Resumo


Organizações buscam promover em suas estruturas maior sustentabilidade e crescimento, sempre focando os seus esforços para melhorar o seu desempenho financeiro e a oferta de serviços. Os líderes/gestores e empregados são dois dos vetores mais determinantes na alocação de recursos nestas organizações. Nestes vetores identificam-se a importância de uma liderança eficaz e capaz de manter uma equipe motivada visando maximizar recursos e o potencial da equipe. Neste estudo, descritivo e quali-quantitativo, é usado um questionário para mensurar a relação afetiva, normativa e instrumental dos servidores de uma instituição, apresentando como resultado: a necessidade de desenvolvimento de liderança institucional, buscando verificar a existência de chefia com liderança; a correlação entre índice de servidores que objetivam sair da instituição; e o índice de chefes com estilo de liderança.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v5i1.23337

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.