O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa

Júlio Araújo, Messias Dieb, Sayonara Melo Costa

Resumo


Apresentamos o quadro norteador de pesquisa (QNP) como ferramenta para o ensino do gênero projeto de pesquisa. Analisamos 15 QNPs      de alunos de Letras da Universidade Federal do Ceará, na disciplina  de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. As diversas versões de renamento desses quadros permitiram-nos observar 3 diculdades na construção dos objetos de pesquisa: 1) apreensão de conceitos, 2) planejar com coesão os eixos do quadro, 3) domínio da linguagem acadêmica. O QNP exigiu sosticado exercício de reexão na concatenação de ideias, representando um signicativo direcionamento para a fase seguinte da produção escrita do gênero em questão.


Palavras-chave


Gêneros acadêmicos; Projeto de pesquisa; Experiência de aprendizagem mediada

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X