Análise interlinguística de gêneros textuais: contribuições para o ensino e a tradução

Autores

  • Florencia Miranda Universidad Nacional de Rosario, Argentina – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Análise interlinguística, Interacionismo sociodiscursivo, Português e espanhol

Resumo

Este artigo se situa na linha do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart 1997 e 2008b, entre outros) e tem o objetivo de propor uma via especíca de estudo de gêneros textuais: a análise de gêneros em uma perspectiva comparativa interlinguística. O trabalho começa reetindo sobre a noção de gênero textual e a concepção especíca do interacionismo sociodiscursivo sobre os gêneros. Depois, as características da abordagem comparativa de gêneros são apresentadas. Finalmente, observam-se algumas potencialidades e contribuições signicativas dessa abordagem para o ensino de línguas e para a tradução. Os dados para alimentar    a discussão e exemplicar as questões tratadas surgem de projetos de pesquisa desenvolvidos em Portugal e na Argentina sobre gêneros diversos (e vinculados a diferentes atividades sociais / de linguagem) produzidos em português e espanhol.

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Publicado

2017-11-22

Como Citar

Miranda, F. (2017). Análise interlinguística de gêneros textuais: contribuições para o ensino e a tradução. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 33(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35234