<b>Semiótica e comunicação</b>

Autores

  • José Luiz Fiorin

Resumo

Alguns pesquisadores do campo da Comunicação têm afirmado que seu objeto são os meios de comunicação de massa e que esse objeto exige a elaboração de teorias especí­ficas para seu tratamento. Por isso, a Semiótica não poderia ser usada nos estudos de comunicação. Este trabalho pretende mostrar que apenas uma teoria da significação pode explicar rigorosamente a questão do produtor coletivo dos objetos dos meios de comunicação de massas, bem como o papel exercido pelo enunciatário na produção discursiva das mí­dias. Palavras-chave enunciação, enunciador, enunciatário, ethos, pathos Abstract Some researchers from the field of communication have stated that their objects of study are the means for mass communication, and purported that those objects demand the elaboration of specific theories for their treatment. Therefore, Semiotics should be banished from that field of studies. In this paper, however, I intend to show that it is only through a theory of signification that we can thoroughly explain: (i) the matter of the collective production of the objects of mass communication, and (ii) the role played by the enunciatee in the mass media’s discourse production. Key words enunciation, enunciator; enunciatee, ethos, pathos

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Publicado

2007-02-23

Edição

Seção

Dossiê | Dossier