Comunicação e tempo: reflexões em favor das diferenças

Autores

Palavras-chave:

comunicação, tempo, diferença, atualidade, Brasil

Resumo

Discute-se, no presente texto, a articulação entre tempo e comunicação. Em uma primeira parte, são desenhados dois paradigmas de compreensão da relação entre comunicação e tempo: um paradigma dito epocalista, que será fortemente criticado, e um paradigma alternativo, que opera de modo não-linear e mais atento às diferenças existentes. Na segunda parte, pensa-se a questão da diferença na contemporaneidade brasileira.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Souza Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), Pós-Doutor em Comunicação pela UFMG e Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da FCS/UERJ (2006-2008) e Coordenador Adjunto do mesmo PPGC (2004-2006). É bolsista Prociência UERJ/FAPERJ.

Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação e Educação pela Université de Paris XIII (1983), Pós-doutor pela Universidade do Minho (2010). Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas sobre design e jornalismo gráficos, imagem, tipografia e publicidade na mídia impressa. Integra o Grupo de Pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais, ex-press.

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Dossiê | Dossier