Uma "catástrofe do tempo": narrativa e historicidade pelas Vozes de Tchernóbil

Autores

  • Igor Lage UFMG
  • Nuno Manna UFU

Palavras-chave:

historicidade, tempo, narrativa, catástrofe, Vozes de Tchernóbil

Resumo

Este artigo propõe uma análise das experiências do tempo registradas no livro Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksiévitch. A partir da expressão "catástrofe do tempo", que a própria autora utiliza para referir-se ao desastre nuclear, buscamos entender de que maneiras as narrativas presentes na obra tentam lidar com a potência desse acontecimento-limite, que rompe com os parâmetros de compreensão temporal antes estabelecidos. Na leitura crítica dos esforços de comunicação das testemunhas ouvidas e nos excertos autorreferentes de Aleksiévitch, propomos uma reflexão sobre as historicidades possíveis diante da incompreensibilidade da catástrofe, por meio da narrativa e do cotidiano.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Igor Lage, UFMG

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Centro Universitário UNA. Integrante do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG).

Nuno Manna, UFU

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto no núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Dossiê | Dossier