Mortes, lesões e padrão das vítimas em acidentes de trânsito com ciclomotores no município de Sorocaba, São Paulo, Brasil
Palavras-chave:
acidentes de trânsito, motocicletas, traumatismo múltiploResumo
Objetivo: analisar o tipo e o padrão das lesões envolvendo motociclistas no município de Sorocaba. Método: preenchimentos de fichas para analise de dados. Resultados: foram analisadas as fichas de 754 vítimas: 77,8% homens e 22,2% mulheres, predominando idades entre 20 - 29 anos (57,5%); 88,8% das vítimas usavam capacete. A maioria das vítimas era condutora de ciclomotores (83,1%). A distribuição semanal das ocorrências mostrou, de segunda-feira a domingo, respectivamente, 13%, 13,8%, 14,72%, 14,9%, 16,70%, 14,3% e 14,6%. Quanto ao horário houve picos entre: 7 e 8 horas (6%), 12 e 13 horas (6,5%) e 17 e 18 horas (7,7%). Os principais mecanismos foram: ciclomotores X carros (60,9%) e quedas (21,0%). Das ocorrências com vitimas 96% foram em via urbana. Em relação às lesões, os principais tipos foram: contusões (64,6%), escoriações (51,1%), cortes (22,7%) e fraturas fechadas (14,7%) [MMII (66,8%), MMSS (45,8%) e crânio (16,3%); 94,4% das vitimas foram pontuadas com Escala de Coma de Glasgow 15 e 1,3% apresentavam indícios de alcoolismo. A partir de 20 de junho de 2008 houve queda de 12,2% no número de vítimas. Conclusão: houve predomínio de vítimas do sexo masculino, adultos jovens, condutores e em uso do capacete. Houve relação do horário das ocorrências com a ida e a volta do trabalho. Quantos às lesões, houve predomínio de ferimentos cortocontusos e escoriações, envolvendo principalmente a cabeça e os membros. Houve tendência de queda no número de acidentes após o início da Lei nº 11.705/2008, sugerindo que o álcool é um fator importante na gênese desses acidentes.Downloads
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