A escola é um lugar seguro? Prevalência de bullying em uma amostra de estudantes de ensino médio público de Sorocaba
Palavras-chave:
bullying, violência, instituições acadêmicas, estudantes, adolescenteResumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS O bullying é uma forma de violência entre iguais frequente entre os estudantes adolescentes, provocando graves prejuízos físicos e psicológicos. O objetivo deste estudo é identificar a prevalência e fatores associados ao bullying em adolescentes do ensino médio público. Material e métodos: estudo tipo transversal, com 47 adolescentes de ambos os sexos, idades entre 14 e 17 anos, matriculados em escola pública de ensino médio. Os adolescentes responderam um questionário padronizado para avaliar as características comportamentais das vítimas, agressores e testemunhas de bullying. O tipo de vitimização foi classificado em verbal e físico. Estudo aprovado pelo comitê de Ética, com assinatura do termo de consentimento pelos responsáveis e alunos. Resultados: participaram do estudo 47 adolescentes com idade média de 15,6 ± 0,9 anos. A média de idade das meninas foi de 15,5 ± 0,7 e dos meninos de 15,6 ± 0,9 anos (p > 0,05). Aproximadamente 13% dos entrevistados referiram já terem sido vítimas de bullying verbal, sem diferença entre os sexos. Cerca de 28% do total relataram já terem presenciado alguma forma de agressão verbal na escola. Com relação aos agressores, 19,1% dos entrevistados referiram já terem sido autores de bullying verbal, sendo na totalidade do sexo masculino. A totalidade dos agressores referiu que não houve qualquer tipo de penalidade pelo ato de bullying. Conclusão: aproximadamente dois em cada dez adolescentes relataram agredir de forma verbal seus colegas de classe, enquanto cerca de 28% dos entrevistados referiram que em algum momento já foram testemunhas de bullying na escola.
Downloads
Referências
Analitis F, Velderman MK, Ravens-Sieberer U, Detmar S, Erhart M, Herdman M, et al. Being bullied: associated factors in children and adolescents 8 to 18 years old in 11 European countries. Pediatrics. 2009; 23(2):569-77.
Fuentes MCP, Linares JJG. Variables relacionadas con la conducta violenta en la escuela según los estudiantes. Int J Psychol Psychol Ther. 2010; 10(3):427-37.
Lopes Neto AA. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J Pediatr. 2005; 81(5):164-72.
Sourander A, Ronning J, Brunstein-Klomek A, Gyllenber D, Kumpulainen K, Niemela S, et al. Childhood bullying behavior and later psychiatric hospital and psychopharmacologic treatment. Arch Gen Psychiatr. 2009; 66(9):1005-12.
Carvalho SF, Lima L, Matos MG. Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português. Anál Psicol. 2001; 19(4):523-37.
Francisco MV, Libório RMC. Um estudo sobre bullying entre escolares do ensino fundamental. Psicol Reflex Crít. 2009; 22(2):200-7.
Freire IP, Simão AMV, Ferreira AS. O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico: um questionário aferido para a população escolar portuguesa. Rev Port Educ. 2006; 19(2):157-83.
SPSS for Windows, release 12.0.0 [computer program]. Chicago: SPSS; 2003.
Olweus D. Bullying at school: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell; 1993.
Moura DR, Cruz ACN, Quevedo LA. Prevalência e características de escolares vítimas de bullying. J Pediatr. 2011; 87(1):19-23.
Wang J, Iannotti RJ, Nansel TR. School bullying among adolescents in the United States: physical, verbal, relational, and cyber. J Adolesc Health. 2009; 45:368-75.
Beaty LA, Alexeyev EB. The problem of school bullies: what the research tell us. Adolescence. 2008; 43:1-11.
Pizzaro HC, Jimenez MI. Maltrato entre iguales en la escuela costarricense. Rev Educ. 2007; 31(1):135-44.
Garcia CX, Gimenez AP, Adell N. Factors related to bullying in adolescents in Barcelona (Spain). Gac Sanit. 2010; 24:103-8.
Fante CAZ. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus; 2005.
Pereira BO. Para uma escola sem violência: Estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Porto: Imprensa Portuguesa; 2002.
Mascarenhas S. Gestão do bullying e da indisciplina e qualidade do bem-estar psicossocial de docentes e discentes do Brasil. Psicol Saúde Doenç. 2006; 7(1):95-107.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.