A escola é um lugar seguro? Prevalência de bullying em uma amostra de estudantes de ensino médio público de Sorocaba

Autores/as

  • Inês Maria Crespo Gutierres Pardo FCMS/PUC-SP
  • Silvia Sales Souza FCMS/PUC-SP
  • Natália Canhoto Barbosa de Lima FCMS/PUC-SP
  • Sandra Regina Dantas Nascimento FCMS/PUC-SP
  • Valéria Cristina Ramos Santucci FCMS/PUC-SP
  • José Eduardo Martinez FCMS/PUC-SP

Palabras clave:

bullying, violência, instituições acadêmicas, estudantes, adolescente

Resumen

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS O bullying é uma forma de violência entre iguais frequente entre os estudantes adolescentes, provocando graves prejuízos físicos e psicológicos. O objetivo deste estudo é identificar a prevalência e fatores associados ao bullying em adolescentes do ensino médio público. Material e métodos: estudo tipo transversal, com 47 adolescentes de ambos os sexos, idades entre 14 e 17 anos, matriculados em escola pública de ensino médio. Os adolescentes responderam um questionário padronizado para avaliar as características comportamentais das vítimas, agressores e testemunhas de bullying. O tipo de vitimização foi classificado em verbal e físico. Estudo aprovado pelo comitê de Ética, com assinatura do termo de consentimento pelos responsáveis e alunos. Resultados: participaram do estudo 47 adolescentes com idade média de 15,6 ± 0,9 anos. A média de idade das meninas foi de 15,5 ± 0,7 e dos meninos de 15,6 ± 0,9 anos (p > 0,05). Aproximadamente 13% dos entrevistados referiram já terem sido vítimas de bullying verbal, sem diferença entre os sexos. Cerca de 28% do total relataram já terem presenciado alguma forma de agressão verbal na escola. Com relação aos agressores, 19,1% dos entrevistados referiram já terem sido autores de bullying verbal, sendo na totalidade do sexo masculino. A totalidade dos agressores referiu que não houve qualquer tipo de penalidade pelo ato de bullying. Conclusão: aproximadamente dois em cada dez adolescentes relataram agredir de forma verbal seus colegas de classe, enquanto cerca de 28% dos entrevistados referiram que em algum momento já foram testemunhas de bullying na escola.

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Biografía del autor/a

Inês Maria Crespo Gutierres Pardo, FCMS/PUC-SP

Professora do Depto. de Medicina FCMS/PUC-SP

Silvia Sales Souza, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Natália Canhoto Barbosa de Lima, FCMS/PUC-SP

Acadêmica do curso de Medicina FCMS/PUC-SP

Sandra Regina Dantas Nascimento, FCMS/PUC-SP

Professora do Depto. de Medicina FCMS/PUC-SP

Valéria Cristina Ramos Santucci, FCMS/PUC-SP

Professora do Depto. de Medicina FCMS/PUC-SP

José Eduardo Martinez, FCMS/PUC-SP

Professor do Depto. de Medicina FCMS/PUC-SP

Citas

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Publicado

2012-09-28

Cómo citar

1.
Pardo IMCG, Souza SS, Lima NCB de, Nascimento SRD, Santucci VCR, Martinez JE. A escola é um lugar seguro? Prevalência de bullying em uma amostra de estudantes de ensino médio público de Sorocaba. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 28 de septiembre de 2012 [citado 5 de julio de 2024];14(3):100-4. Disponible en: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/8983

Número

Sección

Artigo Original