Ensino da Matemática em Debate. ISSN ISSN 2358-4122

A revista Ensino da Matemática em Debate, revista on line do Departamento de Matemática da PUCSP, de regularidade semestral, tem por objetivo abrir um espaço de comunicação do Departamento com os professores de Matemática do Ensino Básico. É pretensão de o Departamento divulgar análises, discussões, pesquisas, relatos de experiência que contribuam com a prática docente do professor do Ensino Básico. E reserva um cantinho desse espaço para divulgar fatos do Departamento para os professores e alunos do curso de Matemática da PUC/SP.

Nessa revista serão acolhidos artigos, resultados de pesquisa e ou relatos de experiências, a respeito de abordagens de ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Básico; de dificuldades de aprendizagem; de formação de professores de Matemática; de gestão de sala de aula, de políticas públicas para a Educação, e temas correlatos. Há espaço reservado à discussão de temas da atualidade como exames nacionais de avaliação, interdisciplinaridade e ensino de Matemática, uso de novas tecnologias, e outros dessa natureza.

Está prevista a divulgação de resenhas de livros, de artigos, softwares ou outros materiais de interesse do Departamento, e trabalhos de conclusão de cursos (TCC) bem como de projetos de iniciação científica de alunos do Curso de Matemática - Licenciatura da PUC/SP.

Serão aceitos produções de convidados.

A seleção de artigos e ou relatos de experiência faz-se mediante a aprovação de dois pareceristas do Comitê Científico ou ad hoc. Os pareceres serão enviados aos autores.

Comitê Científico


v. 2, n. 2 (2015)

Sumário

EDITORIAL

EDITORIAL PDF
Sonia Barbosa Camargo Igliori

Artigos

O QUE PODEMOS APRENDER COM AS RESOLUÇÕES “INCORRETAS”? UMA EXPERIÊNCIA COM SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES
WHAT CAN WE LEARN FROM THE “INCORRECT” RESOLUTIONS? AN EXPERIENCE WITH SYSTEMS OF LINEAR EQUATIONS
PDF
André Luis Trevisan
NÚMEROS INTEIROS E SUAS OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO 6º ANO COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIA
INTEGERS NUMBERS AND THEIR OPERATIONS: A PROPOSAL FOR STUDENTS FROM 6TH GRADE WITH THE AID OF TECHNOLOGY
PDF
Celina A. A. P. Abar, Flávio Cabral de Souza
DISCIPLINAS MATEMÁTICAS EM CURSOS SUPERIORES DE ENGENHARIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA PUC/SP
MATHEMATICAL DISCIPLINES IN SUPERIOR COURSE OF EXACT SCIENCES COLLEGE OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY AT PUC / SP
PDF
Rosana Nunes dos Santos, Aparecido Sirley Nicolett
A ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO
STATISTICS IN BRAZILIAN'S HIGH SCHOOL BOOKS
PDF
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Gabriela Spina
AS CONCEPÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DOS ROTEIROS DE AÇÃO DE MATEMÁTICA PELO PIBID
THE CONCEPTIONS OF IMPLEMENTATION OF THE ROADMAPS OF MATHEMATICS ACTION BY THE PIBID
PDF
Fabiano dos Santos Souza, Fernanda Angelo Pereira, Rodrigo Albuquerque Tavares
REFLEXÕES SOBRE O FAZER MODELAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REFLECTIONS ON DOING MODELING IN THE CONTEXT OF BASIC EDUCATION
PDF
Neil da Rocha Canedo Jr., Marco Aurélio Kistemann Jr.

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso

Resumos de Trabalho de Conclusão de Curso PDF
Fabiana Venhoven Martins, Flávio Bittencourt

Apresentação de Livros

Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica PDF
Silvia Dias Alcântara Machado


ISSN: 2358-4122