Edições anteriores

  • v. 10 n. 3 (2023)

    Com entusiasmo, apresentamos a terceira edição do volume 10 da Revista Ensino da Matemática em Debate, encerrando mais um ano de divulgação de trabalhos de pesquisa da educação matemática brasileira. Ao longo desse ano, recebemos contribuições de pesquisadores comprometidos com esse campo. Este número traz sete artigos, os quais indicam a diversidade das investigações em andamento. Cada um desses trabalhos permite ampliar o entendimento de fenômenos da área, ao mesmo tempo que lança luz sobre inovações e desafios enfrentados por educadores e pesquisadores. Este volume, resultado do dedicado empenho dos autores e revisores, consolida o compromisso da comunidade acadêmica em promover a qualidade e relevância ao ensino e à aprendizagem da matemática. Com ele ensejamos trocas no âmbito da investigação com vistas à contribuição do aprimoramento do cenário educacional de nosso país.

  • v. 10 n. 2 (2023)
    v. 10 n. 2 (2023)

    É com grande satisfação que apresentamos a edição número 2, volume 10 da Revista Ensino da Matemática em Debate do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP, publicado no mês de outubro de 2023. Esta edição reflete o compromisso contínuo com a excelência de pesquisas em educação matemática e é fruto do incansável trabalho de renomados pesquisadores e acadêmicos de diferentes partes do Brasil, além de um artigo produzido por autores da Tunísia e França. Nesta edição, apresentamos oito artigos científicos inéditos que contribuem para o debate e construção de novos conhecimentos no campo da educação matemática, com um dos trabalhos sendo publicado em francês.

  • v. 10 n. 1 (2023)

    Este é o número 1 do volume 10 do ano de 2023 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta sete artigos acadêmicos.

  • v. 9 n. 3 (2022)

    Este é o número 3 do volume 9 do ano de 2022 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta sete artigos acadêmicos.

  • v. 9 n. 2 (2022)

    Este é o número 2 do volume 9 do ano de 2022 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta oito artigos acadêmicos, um deles publicado na versão original, em espanhol.

  • v. 9 n. 1 (2022)

    Este é o número 1 do volume 9 do ano de 2022 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta um relato de experiências e seis artigos acadêmicos, um deles publicado na versão original, em francês.

  • v. 8 n. 3 (2021)

    Este é o número 3 do volume 8 do ano de 2021 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta seis artigos acadêmicos e a tradução de um texto de autores franceses.

  • v. 8 n. 2 (2021)

    Este é o volume número 2 da revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2021.

  • v. 8 n. 1 (2021)

    Este é o volume número 1 da revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2021.

  • v.7, n. 3
    v. 7 n. 3 (2020)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v.7, n. 2
    v. 7 n. 2 (2020)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v.7, n. 1
    v. 7 n. 1 (2020)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 6 - n. 3
    v. 6 n. 3 (2019)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

     

  • v. 6 - n. 2
    v. 6 n. 2 (2019)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 6 - n. 1
    v. 6 n. 1 (2019)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 5 n. 3 (2018)

    Este é o número 3 do volume 5 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Departamento de Matemática da PUC-SP, do ano de 2018. Trata-se de um número especial que apresenta treze artigos relacionados às teorias: Abordagem Instrumental do Didático; Abordagem Documental do Didático e Gênese documental.

    Ele foi possível devido a contatos realizados pela professora desse departamento e editora chefe da revista, Sonia Barbosa Camargo Igliori, em estágio pós-doutoral realizado, de janeiro a julho de 2018, no Instituto Francês de Educação da Escola Normal Superior de Lyon – França. Esse estágio foi apoiado pela CAPES, à qual expressamos agradecimento. Agradecemos também o apoio do pesquisador desse instituto, Prof. Dr. Luc Trouche pelo incentivo à publicação desse número.

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 5 n. 2 (2018)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 5 n. 1 (2018)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 4 n. 2 (2017)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 4 n. 1 (2017)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 2 n. 1 (2015)

    Editorial

    Este é o número 1 do volume 2 da Revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2015, promovida pelo Departamento de Matemática da PUC/SP.  Esse envolvido com a Educação Matemática brasileira, busca com a Revista divulgar as produções que visam a contribuir com o trabalho dos professores de Matemática. Este número é composto por quatro artigos, de dois resumos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de concluintes da Licenciatura em Matemática (modalidade EAD) da PUC/SP defendidos no 1º semestre de 2015, divulgação de um evento ocorrido em maio último e a divulgação de um livro novo.

    O primeiro artigo, intitulado A calculadora provocando a generalização de padrões no Ensino Fundamental é de autoria das professoras do Departamento de Matemática da PUC/SP, Barbara Lutaif Bianchini e Silvia dias Alcântara Machado. Esse artigo apresenta uma investigação que envolve o uso da calculadora durante o estudo do tema de potenciação em uma turma de 20 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Esse estudo objetivou provocar o desenvolvimento do processo de generalização desses estudantes. Como resultado os autores indicam que a atividade proposta por meio do trabalho exploratório, mediado pela calculadora, cumpriu o objetivo visado, contribuindo para o desenvolvimento do processo de generalização da maior parte dos alunos envolvidos.

    O segundo artigo se intitula Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II: as avaliações padronizadas e os resultados brasileiros, de autoria de pesquisadores da UNICAMP Marcos de Toledo Benassi Correio, Yana Meira Rosa de Souza Correio, Ana Paula Basqueira Correio e Roberta Gurgel Azzi Correio. Os autores consideram que o desempenho de alunos em Matemática tem sido olhado com mais cuidado e atenção devido a importância e relevância dessa disciplina para o cotidiano do aluno. No artigo, eles se propõem a analisar o desempenho em Matemática, de alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental II em avaliações padronizadas como o SARESP, a Prova Brasil e o PISA, a partir de consulta aos sítios oficiais das provas. Como resultado eles apontam que a maioria dos alunos está classificada em níveis baixos ou intermediários, sendo baixa a porcentagem dos que atingiram níveis de proficiência avançados.

    O artigo intitulado Cursos de Engenharia Elétrica: que Geometria Analítica ensinar? é de autoria de Sonia Pitta Coelho e Ana Maria Velloso Nobre professoras do Departamento de Matemática da PUC/SP, para as quais as pesquisas demonstram que as disciplinas matemáticas de cursos de graduação para formação de não matemáticos, nos quais se incluem as Engenharias, representam obstáculos para os alunos, principalmente ingressantes. Para elas nas Engenharias, o desinteresse por tais disciplinas, a forma como são usualmente trabalhadas e a pouca integração entre elas e demais disciplinas componentes dos núcleos básico, profissionalizante e específico têm ocasionado inúmeras reprovações. Visando contribuir para a integração entre as disciplinas em serviço e as demais disciplinas das Engenharias, apresentam o resultado de uma investigação sobre quais conteúdos presentes nas disciplinas matemáticas são mobilizados nas disciplinas não matemáticas de um curso de Engenharia Elétrica, do qual se apresenta inicialmente a estrutura pedagógica.

    O artigo de Walmir Thomazi Cardoso, professor do Departamento de Física da PUC/SP finaliza a lista de artigos deste número. O título desse artigo é: O relógio de Sol para ensinar Matemática e Física de maneira integrada. Cardoso, nesse artigo, objetiva mostrar uma alternativa no relacionamento entre alguns conteúdos de Matemática e Física na Escola Básica. Esses conteúdos foram desenvolvidos a partir de uma experiência prática num curso proposto para integrar as disciplinas de Matemática e Física num curso de Educação a Distância oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cardos destaca que temas como relógios solares representam uma alternativa para ensinar Mecânica, Matemática e permitem integrações com outras disciplinas das humanidades como História, Geografia e Ciências Sociais.

    Os dois resumos de TCC apresentados neste número são: Um Panorama das teses e dissertações de Educação Estatística produzidas na PUC/SP entre 2010 e 2013, de autoria da aluna Gabriela Spina, orientado por Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; e Um paralelo entre Krutetskii e Duval: habilidades psicológicas envolvidas na Teoria de Representação Semiótica, de autoria da aluna Regina França Guimarães Ferreira, orientado por Sonia Barbosa Camargo Igliori. As orientadoras são professoras do Departamento de matemática da PUC/SP

    Registramos a ocorrência em 29 e 30 de maio do III Fórum de Discussão dos Parâmetros para a pesquisa em Educação Matemática no Brasil. O Fórum foi realizado nas dependências do campus Marquês de Paranaguá da PUC/SP.   As informações, ainda incompletas, podem ser encontradas em: http://www.pucsp.br/IIIpesquisaedmat/

    Finalizando este número divulgamos, aos nossos leitores, o livro organizado pelas professoras do Departamento de Matemática da PUC/SP, Silva Dias Alcântara Machado, Barbara Lutaif Bianchini e M. Cristina S. A. Maranhão, cujo título é: Teoria Elementar dos Números: da Educação Básica à Formação dos Professores que Ensinam Matemática. Os autores do livro consideram que os assuntos, nele tratados, são apropriados tanto como referência, quanto para reflexão em iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

    Os Editores
  • v. 1 n. 2 (2014)

    Editorial

    Este é o número 2 do volume 1 da Revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2014, promovida pelo Departamento de Matemática da PUC/SP.  A Revista ainda está engatinhando, mas com garra para se tornar bem forte. Isso porque o Departamento de Matemática da PUC/SP, envolvido com a Educação Matemática brasileira, busca com a revista divulgar suas produções visando contribuir com o trabalho dos professores de Matemática, os quais são responsáveis com a formação do povo brasileiro. Este número é composto por dois artigos, apresentação de dois livros, de três trabalhos de Iniciação Científica, bem como um resumo de TCC (trabalho de conclusão de curso).

    O primeiro artigo, intitulado A formação de professores que ensinam matemática e a educação especial é de autoria da professora, do Departamento, de Ana Lúcia Manrique. Nesse artigo são abordados estudos desenvolvidos no Projeto “Desafios para a educação inclusiva: Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica”, aprovado no Programa Observatório da Educação da Capes/INEP. O Projeto, em questão, é interdisciplinar envolvendo as áreas de Educação Matemática, Educação Especial e Engenharia, e contempla o ensino de Matemática, a formação de professores para trabalharem sob uma perspectiva inclusiva e o desenvolvimento de dispositivos assistivos.

    O segundo artigo se intitula Um pouco da teoria dos números: da antiguidade até os dias atuais. As autoras são Cristiana da Silva Fusco e Sônia Pitta Coelho, também docentes do Departamento. Nesse artigo são apresentados alguns elementos históricos sobre os números inteiros e sobre a criptografia.

    Dois livros são apresentados. O livro GeoGebra: Na produção do conhecimento matemático é apresentado por Augustín Carrillo de Albornoz Torres, Secretário Geral da FISEM (Federación Ibero-americana de Sociedades de Educación matemática). As autora são Celina Abar e Norma Cotic. Esse livro foi publicado em espanhol e português. O 2º livro Aprendizagem da docência: Pesquisa e Práticas formativas em ambiente escolar é apresentado por sua organizadora, Ana Lúcia Manrique.

    São divulgados os pôsteres e resumos expandidos de três trabalhos de Iniciação Científica resultantes de pesquisa de alunos da Licenciatura em Matemática (modalidade EaD) da PUC/SP. São eles: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho; Uma proposta para o ensino de equações no Ensino Fundamental: o uso de modelagem; de autoria de Rosimeire Barraviera, Rodrigues; Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientados por Sonia Barbosa Camargo Igliori. É apresentado também o resumo do Trabalho de Conclusão de Curso, defendido no ano de 2014, de autoria de Diego Quadros Fernandes e orientado por Gabriel Loureiro de Lima. Esse TCC é intitulado: Noções básicas de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio: situações de aprendizagem baseadas na Modelagem Matemática e inspiradas pela História do desenvolvimento do Cálculo.

    Para finalizar o número destacam-se os prêmios obtidos por docentes e alunos do Departamento de Matemática e do Programa de estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP:

    1. Menção honrosa, no concurso de Melhor Tese CAPES 2014, à tese de doutorado Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino, de autoria de André Lúcio Grande, com a orientação de Benedito Antonio da Silva
    2. Melhor trabalho de Iniciação Científica da área de Exatas da PUC/SP. O trabalho: Um estudo da abordagem feita pelos livros didáticos de Matemática quanto às noções estatísticas, de autoria de Gabriela Spina, com orientação de Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
    3. Menção honrosa ao trabalho de iniciação científica Competências cognitivas e aprendizagem de Matemática, de autoria de Regina França Guimarães Ferreira, orientado por Sonia Barbosa Camargo Igliori.
    Os Editores
1-25 de 26