Edições anteriores

  • v. 11 n. 3 (2024)

    Com o Número 3 do Volume 11 encerra-se o ano de 2024 celebrando-se mais um conjunto de pesquisas, publicada na EMD, que visa transformar e enriquecer a área da Educação Matemática brasileira com temas relevantes e abordagens inovadoras no contexto educacional. Iniciamos o número prestando homenagens a Guy Brousseau, falecido em 16 de fevereiro de 2024. Sua obra deixa contribuição importante e significativa à Didática da Matemática, com destaque à Teoria das Situações Didáticas (TSD) que tem fundamentado pesquisas e práticas atuais por todo mundo. O legado de Brousseau tem influenciado e continuará a influenciar gerações de pesquisadores e professores de Matemática, na medida que ilumina a investigação e compreensão de fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática.

  • v. 11 n. 2 (2024)

    Este é o número 2 do volume 11 do ano de 2024 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP, no qual contam oito artigos acadêmicos.

  • v. 11 n. 1 (2024)

    Este é o número 1 do volume 11 do ano de 2024 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP, no qual contam sete artigos acadêmicos.

  • v. 10 n. 3 (2023)

    Com entusiasmo, apresentamos a terceira edição do volume 10 da Revista Ensino da Matemática em Debate, encerrando mais um ano de divulgação de trabalhos de pesquisa da educação matemática brasileira. Ao longo desse ano, recebemos contribuições de pesquisadores comprometidos com esse campo. Este número traz sete artigos, os quais indicam a diversidade das investigações em andamento. Cada um desses trabalhos permite ampliar o entendimento de fenômenos da área, ao mesmo tempo que lança luz sobre inovações e desafios enfrentados por educadores e pesquisadores. Este volume, resultado do dedicado empenho dos autores e revisores, consolida o compromisso da comunidade acadêmica em promover a qualidade e relevância ao ensino e à aprendizagem da matemática. Com ele ensejamos trocas no âmbito da investigação com vistas à contribuição do aprimoramento do cenário educacional de nosso país.

  • v. 10 n. 2 (2023)
    v. 10 n. 2 (2023)

    É com grande satisfação que apresentamos a edição número 2, volume 10 da Revista Ensino da Matemática em Debate do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP, publicado no mês de outubro de 2023. Esta edição reflete o compromisso contínuo com a excelência de pesquisas em educação matemática e é fruto do incansável trabalho de renomados pesquisadores e acadêmicos de diferentes partes do Brasil, além de um artigo produzido por autores da Tunísia e França. Nesta edição, apresentamos oito artigos científicos inéditos que contribuem para o debate e construção de novos conhecimentos no campo da educação matemática, com um dos trabalhos sendo publicado em francês.

  • v. 10 n. 1 (2023)

    Este é o número 1 do volume 10 do ano de 2023 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta sete artigos acadêmicos.

  • v. 9 n. 3 (2022)

    Este é o número 3 do volume 9 do ano de 2022 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta sete artigos acadêmicos.

  • v. 9 n. 2 (2022)

    Este é o número 2 do volume 9 do ano de 2022 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta oito artigos acadêmicos, um deles publicado na versão original, em espanhol.

  • v. 9 n. 1 (2022)

    Este é o número 1 do volume 9 do ano de 2022 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta um relato de experiências e seis artigos acadêmicos, um deles publicado na versão original, em francês.

  • v. 8 n. 3 (2021)

    Este é o número 3 do volume 8 do ano de 2021 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP. O número apresenta seis artigos acadêmicos e a tradução de um texto de autores franceses.

  • v. 8 n. 2 (2021)

    Este é o volume número 2 da revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2021.

  • v. 8 n. 1 (2021)

    Este é o volume número 1 da revista Ensino da Matemática em Debate do ano de 2021.

  • v.7, n. 3
    v. 7 n. 3 (2020)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v.7, n. 2
    v. 7 n. 2 (2020)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v.7, n. 1
    v. 7 n. 1 (2020)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 6 - n. 3
    v. 6 n. 3 (2019)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

     

  • v. 6 - n. 2
    v. 6 n. 2 (2019)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 6 - n. 1
    v. 6 n. 1 (2019)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financeiro do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 5 n. 3 (2018)

    Este é o número 3 do volume 5 da Revista Ensino da Matemática em Debate, revista do Departamento de Matemática da PUC-SP, do ano de 2018. Trata-se de um número especial que apresenta treze artigos relacionados às teorias: Abordagem Instrumental do Didático; Abordagem Documental do Didático e Gênese documental.

    Ele foi possível devido a contatos realizados pela professora desse departamento e editora chefe da revista, Sonia Barbosa Camargo Igliori, em estágio pós-doutoral realizado, de janeiro a julho de 2018, no Instituto Francês de Educação da Escola Normal Superior de Lyon – França. Esse estágio foi apoiado pela CAPES, à qual expressamos agradecimento. Agradecemos também o apoio do pesquisador desse instituto, Prof. Dr. Luc Trouche pelo incentivo à publicação desse número.

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 5 n. 2 (2018)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 5 n. 1 (2018)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 4 n. 2 (2017)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

  • v. 4 n. 1 (2017)

    Este número foi editado, revisado e diagramado como apoio do auxílio financiero do PIPEq - Modalidade Publicação de Periódicos - concedido a Editora Chefe Sonia Barbosa Camargo Igliori.

1-25 de 29