Imagens de um Sujeito em Devir: Autorretrato em Rede

Autores

  • Camila Leite Araujo Universidade Federal de Pernambuco
  • Nina Velasco Cruz Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o fenômeno da circulação das fotografias pessoais em plataformas virtuais e o surgimento de uma possível nova estética do cotidiano e do efêmero. Assim, iniciamos com um quadro conceitual sobre as possibilidades da fotografia digital referentes às imagens do cotidiano e apresentamos uma análise sobre as particularidades estéticas do autorretrato contemporâneo, um processo de criação que envolve conceitos como fabulação, performance e o efêmero, em um espaço de interação com as ferramentas de comunicação na comunidade do Flickr.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Leite Araujo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Comunicação (UFC), especialista em teoria da comunicação e da imagem.

Nina Velasco Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Possui pós-doutorado no Departamento de História da Arte e Comunicação Social da McGill University, Montreal, Canadá, Doutorado em Tecnologias da Comunicação e Estética pela UFRJ e mestrado em Tecnologias da Imagem na UFRJ

Downloads

Publicado

2012-06-27

Edição

Seção

Dossiê | Dossier