O espectador no entretempo das imagens de The ballad of sexual dependency

Autores

  • Juliana Salles Siqueira UFMG
  • Carlos Magno Mendonça UFMG

Palavras-chave:

Nan Goldin, intermidialidade, imagens dialéticas, espectadorAbstract

Resumo

Ao atentar para o caráter intermedial formador de várias obras de Nan Goldin e, em específico, do diaporama The ballad of sexual dependency (1979), o presente artigo procura indicar o modo peculiar como a artista dialetiza as imagens de seu acervo pessoal, mobilizando o espectador para um trabalho ativo nos intervalos e entretempos das fotografias exibidas. A consideração dos aspectos intermidiáticos de sua obra e o retorno ao conceito de imagens dialéticas proposto por Didi-Huberman (1998) permitem-nos compreender o processo pelo qual a fotógrafa dá legibilidade a suas fotografias de arquivo, bem como convoca o espectador a elaborar seu próprio jogo de associações e dissociações. Retomamos, neste ponto de nosso argumento, o tema da “emancipação do espectador” conforme suscitado por Jacques Rancière (2008).

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Salles Siqueira, UFMG

Historiadora pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior.

Carlos Magno Mendonça, UFMG

Pós-doutorando na Universidad Computense de Madrid, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

Dossiê | Dossier