INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA CRIATIVA: O IMPACTO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL

Caio i Giust Bianchi, Felipe Mendes Borini

Resumo


O objetivo da pesquisa é demonstrar se há correlação entre o nível de força de trabalho, inovação e diversidade e o volume de exportação de serviços criativos em 62 países. A pesquisa possui caráter empírico e uma abordagem quantitativa com regressão linear múltipla e verificação de três hipóteses que relacionam as variáveis independentes: Força de Trabalho, Inovação e Diversidade com três variáveis dependentes: exportação de serviços de publicidade, arquitetura e audiovisual. O artigo contribui para o desenvolvimento da área de economia criativa, além de fazer uma análise baseada do ambiente institucional, o que possibilita conclusões multidisciplinares relevantes. Espera-se verificar se há correlação e compreender quais são os fatores institucionais formais e informais que a influenciam.


Palavras-chave


Economia criativa; ambiente institucional; exportação de serviços; gestão internacional.

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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