INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA CRIATIVA: O IMPACTO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL

Autores

  • Caio i Giust Bianchi ESPM
  • Felipe Mendes Borini espm

Palavras-chave:

Economia criativa, ambiente institucional, exportação de serviços, gestão internacional.

Resumo

O objetivo da pesquisa é demonstrar se há correlação entre o nível de força de trabalho, inovação e diversidade e o volume de exportação de serviços criativos em 62 países. A pesquisa possui caráter empírico e uma abordagem quantitativa com regressão linear múltipla e verificação de três hipóteses que relacionam as variáveis independentes: Força de Trabalho, Inovação e Diversidade com três variáveis dependentes: exportação de serviços de publicidade, arquitetura e audiovisual. O artigo contribui para o desenvolvimento da área de economia criativa, além de fazer uma análise baseada do ambiente institucional, o que possibilita conclusões multidisciplinares relevantes. Espera-se verificar se há correlação e compreender quais são os fatores institucionais formais e informais que a influenciam.

Biografia do Autor

Caio i Giust Bianchi, ESPM

Mestrando do Programa de Doutorado e Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Felipe Mendes Borini, espm

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e professor do PMDGI da ESPM/SP e do depto de Administração Geral da FEA/USP.

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Publicado

2013-12-01