A dinâmica das filiações religiosas no brasil entre 2000 e 2010: diversificação e processo de mudança de hegemonia
Palavras-chave:
Religião, Pluralidade religiosa, Características demográficas, Censo 2010, BrasilResumo
O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica das filiações religiosas no Brasil entre 2000 e 2010, enfocando quatro grandes grupos: católicos, evangélicos, sem religião e outros. O número de adeptos da religião Católica Apostólica Romana, que já vinha caindo em termos relativos, diminuiu em termos absolutos pela primeira vez na última década. As pessoas que se declaram evangélicas mantiveram a tendência de crescimento, tanto em termos absolutos, como relativos. O número de pessoas que se declaram sem religião continuou aumentando, representando o terceiro contingente em nossa análise. Os demais grupos religiosos, mesmo pequenos em termos agregados, também apresentaram aumento. O Brasil vem passando por um processo de diversificação religiosa e aanálise das características regionais e demográficas da população, segundo as opções religiosas, ajuda a entender o processo em curso de mudança de hegemoniae maior pluralidade na composição das religiões no Brasil.Downloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.