Entrevista com Dr. Amaral e Silva - 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, continuidades e rupturas.

Autores

  • Daniel Alves Boeira Doutorando em História - UDESC
  • Camila Serafim Daminelli Doutoranda em História - UDESC
  • Elisangela da Silva Machieski Doutoranda em História - UDESC

Palavras-chave:

Entrevista, Amaral e Silva, Estatuto da Criança e do Adolescente

Resumo

A entrevista feita no dia 06 de outubro de 2015, com o ex-desembargador Antonio Fernando Amaral e Silva, que foi membro do grupo de redatores para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A intenção desta entrevista é saber dos bastidores da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o que deu "certo" e o que poderia ser acertado, sob a ótica de um de seus criadores. O Dr Amaral e Silva é um homem de seu tempo, pois, nesta entrevista temos opiniões extremamente lucidas sobre vários pontos de vista, a respeito do ECA, o período que antecedeu o Estatuto, como também a respeito da atual conjuntura em relação a infância e a juventude em nosso país.

Biografia do Autor

Daniel Alves Boeira, Doutorando em História - UDESC

Doutorando em História, na área de concentração em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Especialista em Gestão em Segurança Pública pelo Centro Universitário FACVEST (2014). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Docente na Academia de Justiça e Cidadania (ACADEJUC/SC). Pesquisador associado no Laboratório de Relações de Gênero e Família (LabGeF - Faed - UDESC). Tutor do Curso de Pedagogia à Distância do Centro de Educação à Distância pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área da História, com ênfase em História do Tempo Presente e História do Brasil República, atuando principalmente os seguintes temas: Infância, Juventude, Violência(s) e Relações Sociais.

Camila Serafim Daminelli, Doutoranda em História - UDESC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. É Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e Mestra em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atua na área de concentração da História do Tempo Presente, investigando as políticas sociais para a população infantojuvenil no Brasil, durante o século XX. Atualmente realiza pesquisa sobre os discursos sobre a menoridade no Brasil, no contexto da ditadura civil-militar (1964-1985). É pesquisadora associada do Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF e do Laboratório de Ensino de História - LEH, ambos da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Elisangela da Silva Machieski, Doutoranda em História - UDESC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (2015), instituição em que conclui o mestrado em 2013. É Licenciada e bacharel em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2005). Atualmente, também, cursa graduação em museologia no Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

Boeira, D. A., Daminelli, C. S., & Machieski, E. da S. (2016). Entrevista com Dr. Amaral e Silva - 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, continuidades e rupturas. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 54. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/25321