Notícias

  • Dossiê 79 -  O Golpe de 1964: memória e história

    2023-06-26

    Responsáveis:  Carla Reis Longhi (PUC/SP) e Luiz Antonio Dias (PUC/SP)

    Ementa: A proposta desse dossiê é promover um balanço histórico e historiográfico do Golpe Civil-Militar de 1964, propomos a discussão sobre a participação dos diversos atores e suas responsabilidades sobre o processo que levou ao golpe e aos desdobramentos posteriores – uma longa e violenta ditadura militar. Nos últimos anos verifica-se uma retomada da narrativa, já adotada em 1964, dos militares como “salvadores da pátria”, tal narrativa relativiza e justifica o golpe e suas consequências. O que percebemos, na contemporaneidade, para além dessa concorrência entre a memória e a história, é um processo deliberado de falsificação da memória e ataques à história. Essa reconstrução farsesca de uma memória conveniente para determinados grupos contribuiu para o acirramento de tensões e do fortalecimento da narrativa que a luta contra o comunismo, em 1964, foi necessária. Resta saber se essa narrativa continuará servindo de pretexto para novos golpes, se estaremos sempre presos aos velhos fantasmas com novas roupagens. Dessa forma, artigos que versem sobre tais temas – Golpe de 1964, Ditadura, Justiça de Transição, Memória, dentre outros – serão bem-vindos para a composição desse dossiê.

    Prazos:

    Recebimento entre 01/08 a 31/12/2023

    Publicação: Abril/2024

    Saiba mais sobre Dossiê 79 -  O Golpe de 1964: memória e história
  • Dossiê 80 - Representações identitárias e disputas culturais

    2023-06-26

    Responsáveis: Amilcar Torrão Filho (PUC/SP) e Denise Bernuzzi de Sant’Anna (PUC/SP)
    Ementa: O volume pretende reunir textos que analisam a constituição e os significados das representações identitárias em diferentes épocas e culturas. Pretende-se fomentar a reflexão em torno da construção histórica do “sentimento de si”, incluindo diferenças etárias, étnicas, de gênero e de grupo social, problematizando seus impasses e suas relações de poder. Também objetiva-se contribuir para o conhecimento das representações identitárias a partir das artes, das narrativas científicas e literárias, contribuindo para perceber como, ao longo dos séculos e em diversas culturas, o sentimento de identidade - pessoal e coletiva - pode se afirmar, independente do cosmos, das heranças biológicas e geográficas, transformando-se em uma das principais verdades do indivíduo contemporâneo.
    “Jamais os testemunhos pessoais sobre o corpo foram tão realistas e precisos quanto hoje. Jamais foram tão diversos, tão numerosos.” (G.Vigarello, O sentimento de si)

    Prazos:
    Recebimento entre 02/01/2024 e 30/03/2024
    Publicação: agosto/2024

    Saiba mais sobre Dossiê 80 - Representações identitárias e disputas culturais
  • Dossiê 81 Experiências de deslocamentos migratórios: Memórias, Patrimônios, Monumentos, Arquivos e Museus

    2023-06-26

    Responsáveis: Maria Izilda Santos de Matos (PUC/SP), Luís Reznik (UERJ)

    Ementa: As tensões vinculadas aos deslocamentos contemporâneos adquiriram relevância e ampliaram os interesses sobre os estudos dessa temática tanto no passado como no presente. Entre outros aspectos, observa-se seu impacto nas sociedades de partida e de chegada, bem como, questões que envolvem percursos, barreiras/fronteiras e acolhimentos, sendo esse feito em Hospedarias de E/Imigrantes, muitas delas requalificadas como museus, patrimônios de memória desses processos.
    Assim sendo, o presente Dossiê da Revista Projeto História se propõe a discutir essas questões/tensões recebendo investigações relacionados às Memórias (observando as questões da oralidade), Territórios de memória, Patrimônios, Monumentos, Arquivos (públicos e privados) e Museus de E/Imigração. Busca-se aprofundar a compreensão dos fluxos e constituição de redes pelo viés do acolhimento e pelas ações e estratégias de patrimonialização e musealização. Ademais, como os museus, arquivos e patrimônios mantêm intensa relação com a produção historiografia, o dossiê está aberto aos trabalhos sobre memórias historiográficas individuais e institucionais, acerca dos deslocamentos migratórios nacionais e internacionais.

    Prazos:
    Recebimento entre 01/04/2024 e 30/06/2024
    Publicação: dezembro/2024

     

     

    Saiba mais sobre Dossiê 81 Experiências de deslocamentos migratórios: Memórias, Patrimônios, Monumentos, Arquivos e Museus