Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS

1. Gerais

a. Artigos vinculados ao tema do dossiê;  artigos com temas livres; notícias de pesquisas, resenhas. Os critérios de seleção do tema de cada dossiê é o de acompanhar as tendências da historiografia, abrir debates sobre seus fundamentos e/ou estar em sintonia com as temas mais relevantes que se põem mundialmente no período correspondente a cada edição.

b.Todos os textos enviados aos editores da revista Projeto História serão submetidos ao Conselho Editorial e a revista só aceitará trabalhos inéditos.

c. Não serão aceitos textos no formato de citação autor/data.

d. A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.

e. A Revista recebe textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

2. Específicas

2.1. Artigos

a. Autores brasileiros, quando publicam Artigos deverão ter titulação de, no mínimo, doutorado, e quando estrangeiros a titulação que corresponda a este nível.

b. Devem ter entre 50.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços)

c. Cada Artigo deve vir acompanhado de seu título sucinto, resumo, com aproximadamente 100 palavras, e palavras-chave na língua original do artigo e em inglês.

2.2. Resenhas

a. Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços)

b. O livro resenhado deverá ter sido publicado no máximo, na língua original, até há 4 anos do momento da submissão da resenha.

2.3. Notícias de Pesquisa

a. Devem ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços)

b. Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.

3. Submissão do Trabalho

a. Os originais devem ser encaminhados em Word for Windows(extensão .doc ou .docx), através da plataforma do sítio http://revistas.pucsp.br/revph. Mais informações abaixo.

 

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO

1. Gerais

1.1. Extensão e formato

a. A extensão máxima das contribuições (com imagens, citações e notas bibliográficas), devem vir em formato tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5 e em fonte Times New Roman 12.

b. O texto deve estar em formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.

1.2. Imagens

a. As imagens (quadros, gráficos, tabelas, mapas, etc.) devem ser incluídos em arquivos separados do texto e com indicação das fontes correspondentes e do lugar onde serão inseridos no texto.

b. Sugerimos que as imagens sejam arquivadas como .jpg ou .tiff com uma resolução em escala de cinzas de 300 dpi.

c. As imagens que necessitam de autorização para publicação devem ter as mesmas enviadas para a Revista.

1.3. Títulos

a. O título deve ser sucinto e colocado em negrito, centralizado, em fonte Times New Roman 16.

b. Os subtítulos devem vir na margem esquerda, em negrito, em fonte Times New Roman 12, separados do título por espaçamento duplo.

1.4.Dados do autor

a. A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.

2. Específicas

2.1. Artigo

a. Devem ter entre 50.000 a 60.000 caracteres (incluindo espaços)

b. Cada Artigo deve vir acompanhado de seu título sucinto, resumo, com aproximadamente 100 palavras, e palavras-chave na língua original do artigo e em inglês.

c. Notas e Citações

1. As citações textuais devem vir entre aspas caso estejam inclusas no corpo do texto. Importante: Não serão aceitos artigos no formato de citação autor/data no texto.

2. Quando excedam quatro linhas de extensão não deverão ser demarcadas entre aspas, nem em itálico, e irão em parágrafo separado com a mesma fonte do texto principal com tamanho 10, com entrelinhas simples e com uma margem esquerda de 2,5 cm.

3. As citações que se incluam em nota no final do documento, mesmo que excedam quatro linhas, devem seguir o padrão indicado em 1.

4. As notas deverão ser indicadas no final do documento, com números correlatos, em fonte Times New Roman 10, com espaçamento simples, sem espaços e sem margem à esquerda.

5. Formatação de Citações

a. Livros

SOBRENOME, N. Título do livro: subtítulo. Trad. Nome Sobrenome. Cidade: Editora, Ano. [Xa Ed.] pp. X-X. Ou p. X.

Exemplos:

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. [7ª Ed.] p. 15.

SENNETT, R. Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilização Ocidental. Trad. Marcos Aarão Reis. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2006. p. 10.

b. Capítulos de livros

SOBRENOME, N. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, N. (Coord. ou Org. ou Ed.). Título do livro: subtítulo.. Cidade: Editora, Ano. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

MOURA, S. L. de.; ALMEIDA, J. M. G. de. A Igreja na Primeira República. In: FAUSTO, B. (Org.). O Brasil republicano. Sociedade e instituições (1889-1930). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, Vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. pp. 323-342.

PAOLI, M. C. Os trabalhadores urbanos na fala dos outros. Tempo, espaço e classe na história operária brasileira.  In: LOPES, J. S. L. (Coord.). Cultura & identidade operária: aspectos da cultura da classe trabalhadora. São Paulo-Rio de Janeiro: Marco Zero/Editora UFRJ, 1987. pp. 87-90. p. 88.

c. Artigos

SOBRENOME, N. Título do Artigo. Nome da Revista ou Periódico, t. (tomo), vol. (volume), n°, ano de publicação. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

PAOLI et al. Pensando a classe operária: os trabalhadores sujeitos ao imaginário acadêmico. Revista Brasileira de História, nº 3, 1983. pp. 129-149.

VIEIRA, V. L. Criminalização das Lutas Sociais em Estados autocráticos burgueses. Projeto História (PUCSP), São Paulo, v. 31, 2005. pp. 189-205.

d. Entrevistas

Nome do Entrevistado ou Pseudônimo. Entrevistador. Mês/Ano.

Exemplos:

Maria Carmen. Olga Joaquim. 02/1991.

Observação: quando usar entrevistas realizadas por outros entrevistadores/autores, utilizar apud.

e. sítios

Descrição. Disponível em: Link. Acesso: Dia/Mês/Ano.

Exemplos:

Fundação Cultural Palmares. Disponível em: www.palmares.gov.br\quilombola. Acesso: 03/10/2013.

Casal é assassinado a tiros em parada de ônibus na Praia de Iracema. O Povo Online, Fortaleza, 04/06/2012. Disponível em: http://www.opovo.com.br/ app/fortaleza/2012/06/04/noticiafortaleza,2852288/casal-e-assassinado-a-tiros-em-parada-de-onibus-na-praia-de-iracema.shtml. Acesso: 17/01/2014.

Observação: Artigos de jornais com autoria seguem o padrão de citação de artigos em (c) na parte da descrição. O mesmo vale para livros consultados online.

h. Teses e Dissertações

AUTOR, N. Título do livro: subtítulo. Mestrado ou Doutorado, Sigla da Instituição, Cidade, País, Ano. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

BITTENCOURT, C. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Doutorado, FFLCH-USP, São Paulo, Brasil, 1993.

g. Observações gerais

  • Quando se tratar de mais de dois autor, citar o primeiro autor, seguido de “et al”.: e.g. (CERTEAU, M. et al.).

  • Caso em uma mesma nota forem feitas referências a distintos autores, se seguirá o ordenamento cronológico que corresponda às respectivas obras.

  • Após a primeira citação completa, ao citar imediatamente após, utilize “idem”, se todas as informações forem idênticas, ou “ibid.”, se a página citada for diferente.

Exemplos:

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998. p.99.

idem.

ibid., p.20.

  • Para fazer referência a uma feita anteriormente, utilize “op.cit.”. (COSTA, S. op. cit., p.10).

  • Ao se tratar de vários trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano, após a primeira citação completa, a distinção entre eles (op. cit.) se fará utilizando letras. e.g. (COSTA, S. op. cit., 1978a. COSTA, S. op. cit., 1978b.)

  • Quando se considerar necessário, colocar o idioma e o ano da edição original entre colchetes.

  • Documentos citados nas notas devem vir precedidos de “Doc.:”.

  • Quando utilizar “apud”, fazer a citação completa da obra dos dois autores.

2.2. Resenhas

a. Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços)

b. Deve ser incluso logo abaixo do título, à margem esquerda com fonte tamanho 12: nome e sobrenome dos autor/editor, título, lugar de edição, editorial, quantidade de páginas da obra resenhada.

2.3. Notícia de Pesquisa

a. Deven ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços)

b. Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.

 

SUBMISSÃO

Os autores (no máximo, 3) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção pertinente;

2- Importante: Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e imagens, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

 

consultas

Para esclarecimentos dirigir-se ao:

Comitê Editor Projeto História

histpos@pucsp.br

Os índices acumulados da Projeto História podem ser consultados na pagina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:http://revistas.pucsp.br/revph

Comitê Editor PROJETO HISTORIA

Departamento de História- graduação e pós-graduação da PUC-SP

Rua Ministro Godoi, nº 969, B1-A. S-4E08

Fone: + (55) (11) 36708511

E-mail: histpos@pucsp.br

Os trabalhos enviados serão avaliados por um comitê externo à Universidade. Os originais não serão devolvidos.

 

 

 

Guidelines for contributors

 

EDITORIAL POLICIES

1. General

a. Articles related to the dossier’s theme; open-subject articles, research news, review. The selection criterion of the dossier’s theme is to accompany historiographical tendencies, to debate upon its foundations and/or up to date with international-relevant themes in the corresponding period for each edition.

b. All submissions sent to the editors of Projeto História will be forwarded to the Editorial Committee and the journal will only accept unpublished materials.

c. No texts will be accepted in the form of citation author/date.

 

d. The authorship identification of this work must be removed from the text thus ensuring the journal confidentiality criteria, if subjected to blind peer review. During the submission, there will be an item to specify the author(s) references as follows: education, titration and institutional placement, city, state, country and contact email.

e. The journal accepts submissions in the following languages: Portuguese, English, Spanish, French and Italian.

2. Specific

2.1. Articles

a. Brazilian authors should have at least Ph.D. and foreigners should have something corresponded to the same level.

b. The articles can be 50.000- and 60.000- character in lenght (including spaces).

c. Each article should be accompanied by a succinct title, abstract, with approximately 100 words, and keywords in its original language and in English.

2.2. Reviews

a. Can be between 10.000- and 13.000- character in length (including spaces).

b. The reviewed book must have been published no later than 4 years, in it’s original language, from the time of submission of the review.

2.3. Research News

a.  Can be between 22.000- and 27.000- character in length (including spaces).

b. Endnotes and bibliographic references should be incorporated in the body of the text.

3. Submission

a. Documents must be submitted in Word for Windows (extensions .doc or .docx). The platform is available on the site http://revistas.pucsp.br/revph. More information below.

STYLE GUIDELINES

1. General

1.1. Extension and format

a. The maximum extent of the contributions (with images, citations and bibliographic notes), should be in A4 size format, with line spacing of 1.5 and in Times New Roman 12.

b. Documents must be submitted in Word for Windows (extensions .doc or .docx).

1.2. Images

a. The images (tables, graphics, maps, etc.) should be included in separate files and text indicating the corresponding sources and the place where they will be inserted in the text.

b. We suggest that the images should be saved as .jpg or .tiff with a resolution of gray scale 300 dpi.

c. When needed, authorization for the publishing of the images should be sent to the journal.

1.3. Titles

a. Titles should be succinct, in bold, centered and in Times New Roman 16.

b. The subtitles must come on the left margin, in bold, in Times New Roman 12, separated from the title by double spacing.

1.4.Author’s Data

a. The authorship identification of this work must be removed from the text thus ensuring the journal confidentiality criteria, if subjected to blind peer review. During the submission, there will be an item to specify the author(s) references as follows: education, titration and institutional placement, city, state, country and contact email.

 

2. Specific

2.1. Article

a.  Can be between 50.000- and 60.000- character in length (including spaces).

b. Each article should be accompanied by a succinct title, abstract, with approximately 100 words, and keywords in its original language and in English.

c. Endnotes and Citations

1. Citations must be between inverted commas if they are included in the text. Important: No texts will be accepted in the form of citation author/date.

2. When a citation exceed the extension of four lines, it should not be demarcated in quotes or italics, it should be in a separate paragraph in Times New Roman 10, with single line spacing and a left margin of 2.5 cm..

3. The citations, which are in endnotes, even if exceeds four lines, must follow the pattern shown in (1).

4. Endnotes should be indicated on endnotes with related figures, in Times New Roman 10, with single line spacing, no spaces and no left margin.

5. Citation Style

a. Books

SURNAME, N.(Name) Book Title: subtitle. Trad.(Translation) Name Surname. City: Publisher, Year. [Xa Ed.] pp. X-X. Or p. X.

Examples:

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. [7ª Ed.] p. 15.

SENNETT, R. Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilização Ocidental. Trad. Marcos Aarão Reis. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2006. p. 10.

b. Book Chapters

SURNAME, N.(Name) Book Title: subtitle. In: SURNAME, N.(Name) (Coord. or Org. or Ed.). Book Title: subtitle. City: Publisher, Year. [Xa Ed.] pp. X-X. Or p. X.

Examples:

MOURA, S. L. de.; ALMEIDA, J. M. G. de. A Igreja na Primeira República. In: FAUSTO, B. (Org.). O Brasil republicano. Sociedade e instituições (1889-1930). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, Vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. pp. 323-342.

PAOLI, M. C. Os trabalhadores urbanos na fala dos outros. Tempo, espaço e classe na história operária brasileira.  In: LOPES, J. S. L. (Coord.). Cultura & identidade operária: aspectos da cultura da classe trabalhadora. São Paulo-Rio de Janeiro: Marco Zero/Editora UFRJ, 1987. pp. 87-90. p. 88.

c. Articles

SURNAME, N.(Name) Article Title. Journal Name, t. (tome), vol. (volume), n°, year of publishing. pp. X-X. pp. X-X or p. X.

Examples:

PAOLI et al. Pensando a classe operária: os trabalhadores sujeitos ao imaginário acadêmico. Revista Brasileira de História, nº 3, 1983. pp. 129-149.

VIEIRA, V. L. Criminalização das Lutas Sociais em Estados autocráticos burgueses. Projeto História (PUCSP), São Paulo, v. 31, 2005. pp. 189-205.

d. Interviews

Interviewee’s Name or Pseudonym. Interviewer. Month/Year.

Examples:

Maria Carmen. Olga Joaquim. 02/1991.

Observation: when utilizing an interview made by someone else, use apud.

e. Websites

Description. Available at: Link. Accessed: Day/Month/Year.

Examples:

Fundação Cultural Palmares. Available at: www.palmares.gov.br\quilombola. Accessed: 03/10/2013.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Submissões

    Só serão recebidos textos através da edição eletrônica da PROJETO HISTORIA - revista de estudos pós-graduados em História da PUC-SP, que pode ser acessado no link http://revistas.pucsp.br/revph

    PROCEDIMENTOS

    Você precisa possuir um login/senha de acesso à Projeto História – revista de estudos pós-graduados em História da PUC-SP. ISSN 21762767.

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  7. No item Metadados da Submissão, estão especificadas as referências sobre o(s) autor(es): última titulação; última inserção institucional e fonte financiadora da pesquisa a que se refere o texto, quando houver.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.