Ensino-aprendizagem na Área da Educação Contábil: Uma Investigação Teórico-Empírica

André Gilioli, Maria Cristina Alves Cassaro Alves Cassaro, Fernando Almeida Santos, Patricia Ferreira Amaral, Ricardo Lopes Cardoso, Gideon Carvalho de Benedicto

Abstract


 Este estudo visa entender quais métodos e didáticas de ensino são utilizados pelos Professores de Contabilidade na graduação, quais os fatores que influenciaram as escolhas de tais métodos e classificar os perfis dos professores de acordo com os aspectos didáticos classificando também suas competências. O presente trabalho teve como fundamento teórico os estudos de Nérici (1985) e Krasilchik (1987). Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo com 56 docentes de 11 instituições de ensino da região de Campinas-SP. Como resultado, pode-se confirmar, dentre alguns aspectos, que as aulas expositivas e práticas são os métodos mais utilizados. Os fatores que mais influenciam tais escolhas referem-se aos recursos disponíveis e aos tipos de disciplinas. Na autoclassificação, o perfil educador foi o mais citado.


Keywords


Educação Contábil; Métodos; Competências; Contabilidade



DOI: https://doi.org/10.24212/2179-3565.2016v7i3p55-72

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