Ensino-aprendizagem na Área da Educação Contábil: Uma Investigação Teórico-Empírica

Authors

  • André Gilioli PUC-SP
  • Maria Cristina Alves Cassaro Alves Cassaro PUC-SP
  • Fernando Almeida Santos PUC-SP; FMU
  • Patricia Ferreira Amaral Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Ricardo Lopes Cardoso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gideon Carvalho de Benedicto Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2016v7i3p55-72

Keywords:

Educação Contábil, Métodos, Competências, Contabilidade

Abstract

 Este estudo visa entender quais métodos e didáticas de ensino são utilizados pelos Professores de Contabilidade na graduação, quais os fatores que influenciaram as escolhas de tais métodos e classificar os perfis dos professores de acordo com os aspectos didáticos classificando também suas competências. O presente trabalho teve como fundamento teórico os estudos de Nérici (1985) e Krasilchik (1987). Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo com 56 docentes de 11 instituições de ensino da região de Campinas-SP. Como resultado, pode-se confirmar, dentre alguns aspectos, que as aulas expositivas e práticas são os métodos mais utilizados. Os fatores que mais influenciam tais escolhas referem-se aos recursos disponíveis e aos tipos de disciplinas. Na autoclassificação, o perfil educador foi o mais citado.

Published

2016-12-13