Perspectivas de atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino: um estudo exploratório em uma escola de Fortaleza

Luciana Lobo Miranda, Tiago Régis de Lima, Paulo André Sousa Teixeira, Flora Lima Chaves, João Paulo Pereira Barros

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante as disciplinas de Psicologia Escolar I e II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, sob a supervisão da Prof. Dra. Luciana Lobo Miranda, em 2005. Tal pesquisa investigou as expectativas que gestores, funcionários e professores de uma escola pública de Fortaleza tinham acerca da atuação do psicólogo escolar na rede pública municipal. Os dados foram coletados através de grupo focal e analisados mediante análise de conteúdo. Constatamos a importância que é atribuída pelos sujeitos desta pesquisa a uma possível atuação do profissional de psicologia na escola, mesmo havendo uma heterogeneidade de expectativas a respeito. Pesquisas dessa natureza são relevantes para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais voltadas à melhoria do ensino público municipal.

Palavras-chave


rede pública e municipal de ensino; psicologia escolar; atuação do psicólogo

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