O ENSINO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ

Lucila Moraes Cardoso, Gabriel Vitor Acioly Gomes

Resumo


A Avaliação Psicológica é a única área de atuação restrita ao psicólogo. Em vista de sua importância para a Psicologia, neste trabalho objetivou-se investigar a compreensão de professores de Avaliação Psicológica sobre questões relacionadas ao ensino da área em cursos de Psicologia das Instituições de Ensino Superior do Ceará. Foi feito contato com os coordenadores das 10 instituições com o curso de Psicologia reconhecido pelo Ministério da Educação. Foi obtida autorização para realizar a pesquisa em oito (80%) e conseguiu-se contato com 14 professores. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário respondido pelos professores. Constatou-se que 42,85% dos professores eram doutores e 76,90% definiram avaliação psicológica como um processo científico/de conhecimento. Todos os professores indicaram a importância das qualidades psicométricas dos testes como requisito mínimo para serem autorizados para o uso. A pesquisa possibilitou ter um panorama parcial do ensino e da formação do psicólogo em Avaliação Psicológica

Palavras-chave


avaliação psicológica; ensino da psicologia; formação do psicólogo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190007

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.