EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A ASSIMILAÇÃO DAS AÇÕES MENTAIS

Autores

  • Solange Izabel Balbino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sônia da Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190008

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas, Psicologia Histórico-Cultural, Pratica Docente

Resumo

No desenvolvimento deste estudo buscamos investigar as possibilidades de êxito no ensino de Educação Física escolar utilizando como base para o planejamento pedagógico a Teoria da Assimilação das Ações Mentais por Etapas propostas por Galperín. Nosso objetivo é verificar em que sentido essas etapas podem promover melhorias no ensino em aulas de Educação Física para crianças pequenas e identificar suas relações com a Psicologia Histórico-cultural no ensino dos conteúdos dessa disciplina. O trabalho foi desenvolvido por meio de análise documental em textos de estudiosos da psicologia soviética, tais como, Vigotski (2005); (2003); Talizina(1988) e Galperín (1986) tratando-se de uma revisão teórica, porém crítica e inter-relacionada às abordagens pedagógicas para a Educação Física. Compreendemos que, como parte da Psicologia Educacional de origem russa, essa teoria amplia as possibilidades de aprendizagem pois compreende o aluno em seu contexto social e com isso as atividades propostas são desenvolvidas dentro da realidade concreta do aluno, um fim objetivo para a ação planejada resultando na redução do tempo empreendido no processo de ensino e aprendizagem e superando comportamentos fossilizados no fazer pedagógico do componente curricular.

Biografia do Autor

Solange Izabel Balbino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), Pós Graduação Lato Sensu em Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestranda em Educação pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais da fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é funcionário efetivo da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando na área educacional de cursos de graduação, currículos e programas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens pedagógicas, educação física crítica, adolescente, criança, inclusão social e integração e corporeidade.

Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É graduada em Psicologia, em Pedagogia e em Administração de Empresa. É Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação – Psicologia Educacional – pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Fez estudos de Pós-Doutoramento pela Unicamp e pela Universidad de Alcalá de Henares – Espanha e Universidade de Lisboa – Portugal. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na interface Psicologia e Educação, atuando em ensino, extensão e pesquisa principalmente com os seguintes temas: Identidade, Aprendizagem e Constituição do Sujeito em Espaços Educativos/Formação. (Personagens/Biografias e Autobiografias). Psicologia e Educação: Contornos e Possibilidades Sob o Enfoque das Políticas Públicas/ Aporte da Teoria Histórico-Cultural. Estudos acerca da Violência Escolar: Formas de Enfrentamento no Âmbito da Psicologia e da Educação.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos