Sobre a Revista

ISSN 1677-1222: Fundada em 2001 como o primeiro periódico on-line (open access) de ciência da religião na América Latina, a REVER: Revista de Estudos da Religião  é atualmente uma publicação resultante da parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  com o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e o Programa de Doutoramento em Estudos da Religião da Universidade Católica Portuguesa. Seus objetivos são informar o leitor sobre a pesquisa corrente e propiciar uma discussão metateórica sobre ciência da religião. Ao mesmo tempo, a REVER pretende servir de elo com a discussão acadêmica internacional, abrindo espaço para artigos de autores de outros países. Cada número contém uma Seção Temática que reúne artigos sobre um assunto específico. Outros artigos, de temática livre, são incluídos na seção Intercâmbio. A seção Subsídios oferece texto uteis para o ensino universitário na área de Ciência da Religião. Em Fórum, o leitor encontra textos pontuais sobre temas diversos relacionados ao estudo das religiões. Os números lançados entre 2001 e 2010 foram arquivados. Para acessá-los, clique em NÚMEROS ANTERIORES DE 2001 A 2010.

Indexadores e repositórios: ACAAP; Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral; Diadorim; Dialnet; EBSCO; Google Acadêmico; JournalTOCsLATINDEX; LivRe (Revistas de Livre Acesso)REDIB; ROAD; Sumários; Web of Science; WorldCat.


A REVER é apoiada pelo auxílio PIPEq da PUC-SP

A REVER é apoiada pelo auxílio PIPEq da PUC-SP

Notícias

Dossiê 2/2024: Religião material: O estudo das religiões a partir dos aspectos percebidos pelos sentidos

2023-08-04

Propostas de artigos serão aceitas até o dia 30 de junho de 2024.

Organização por Patrícia Roderigues de Souza, doutora e mestra em ciência da religião pela PUC SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC SP. Pesquisadora em Religião Material e Religião e alimentação. prsouza@pucsp.br.

Saiba mais sobre Dossiê 2/2024: Religião material: O estudo das religiões a partir dos aspectos percebidos pelos sentidos

Edição Atual

v. 23 n. 2 (2023): Os sem religião
					Visualizar v. 23 n. 2 (2023): Os sem religião

No desenvolvimento dos estudos de religião, nomeadamente sobre a complexa teoria da secularização, preconizada pelos clássicos da Sociologia, tornou-se possível fazer emergir novos tópicos de pesquisa sobre o fenômeno religioso. A partir dos anos de 1970, em particular, para além da privatização da prática religiosa, surgiram também estudos sobre a não vivência religiosa, como o ‘ateísmo’ e até mesmo a categoria dos ‘sem religião’. Este tipo de abordagem é hoje, provavelmente, um dos maiores desafios para os cientistas sociais, na procura constante de explicar o papel da (não) religião nas sociedades modernas. O presente dossiê busca reunir textos resultantes de pesquisas, teóricas e empíricas, que tentam compreender a evolução histórica, sociológica, antropológica ou política dos sem religião, com foco no Brasil e em Portugal. Tem por objetivo a discussão sobre a contingência cultural do próprio conceito de não-religião, a forma como diferentes vicissitudes socioculturais e religiosas afetam a representação da não-religião e a identificação de locais onde os indivíduos não religiosos se enquadram, institucional ou não institucionalmente.

Publicado: 2023-11-19

Expediente e Nominata

Editorial

Ver Todas as Edições