HISTÓRIA E ORALIDADE: A MÚSICA NOS TERRITÓRIOS DE ADONIRAN BARBOSA

Autores

  • Maria Izilda Santos de Matos

Palavras-chave:

Adoniran Barbosa, música, cidade, memória, humor.

Resumo

Pretende-se,  por  meio da rica produção musical  e humorística de  Adoniran  Barbosa, recuperar  as memórias  de diferentes territórios  urbanos  e de seus personagens. Procura-se  questionar  e perceber  as múltiplas  experiências  urbanas  na cidade de São  Paulo,  a cidade-progresso. Nos anos 40. 50 e 60, as transformações urbanas  coincidem  com a expansão  das rádios  por  todo 0 país, quando  passaram  a ocupar  um espaço cada  vez maior  na vida das  pessoas,  informando-as,  divertindo-as  e emocionando-as. Utilizando-se  habilmente desse  veículo, Adoniran,  observador  atento, captava,  com  um sotaque  próprio  (ítalo­ paulistano-caipira), os flashs do cotidiano urbano,  as experiências  de muitos  que viveram  esse processo,  nos cortiços, malocas e bairros como  Brás,  Bexiga,  Barra Funda.

Downloads

Como Citar

Santos de Matos, M. I. (2012). HISTÓRIA E ORALIDADE: A MÚSICA NOS TERRITÓRIOS DE ADONIRAN BARBOSA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 22. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10739