AS IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS NO BRASIL: IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAL

Autores

  • Analucia Sulina Bezerra CERMA-EHESS, pos-doutorante, GEPE-UFC, pesquisadora

Palavras-chave:

sociabilidade, identidade, irmandade

Resumo

As irmandades de Nossa Senhora do Rosario foram um vetor de sociabilidade e de construção de identidade negra no Brasil colonial. Atravês delas os  negros criaram modos alternativos de existência tanto aceitando a religião dominante como introduzindo rituais e simbolos culturais trazidos das sociedades de onde foram transferidos. O texto analise algumas dessas sociabilidades como a festa do orago e o coroamnto dos reis negros. Com elas se pretende mostrar as representações trabalhadas pelos negros para marcar sua pertença e sua diferença em relação à outros grupos da sociedade colonial.

Biografia do Autor

Analucia Sulina Bezerra, CERMA-EHESS, pos-doutorante, GEPE-UFC, pesquisadora

Pos-doutorante do Centro Mondes Américains - CERMA-EHESS, com bolsa da Capes. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas Etnicas - GEPE-UFC, responsavel pela linha de pesquisa antropologia historica. Defendeu tese na area de antropologia das populações afro-brasileiras na França no quadro de uma cotutela entre a UFC e Lyon 2. Foi professora substituta na UnB em 2012 e na Universidade Estadual do Ceara entre os anos 2000 e 2005.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Bezerra, A. S. (2015). AS IRMANDADES DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS NO BRASIL: IDENTIDADE E DIFERENÇA CULTURAL. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 51. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/19132