OS DESCENDENTES DE AFRICANOS VÃO À LUTA EM TERRA <i>BRASILIS</i>. FRENTE NEGRA BRASILEIRA (1931-37) E TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-68)

Autores

  • Petrônio Domingues

Resumo

O artigo tem como escopo abordar um assunto subexplorado pela historiografia: a luta dos descendentes de africanos pela conquista dos plenos direitos no exercício da cidadania na sociedade brasileira. Para tanto, pretende-se realizar, primeiramente, a reconstrução histórica de dois agrupamentos do movimento social, a Frente Negra Brasileira e o Teatro Experimental do Negro, e, num segundo momento, será empreendida uma análise do discurso desses dois agrupamentos, procurando entender como os descendentes de africanos organizaram e articularam um movimento de resistência e consciência negra marcado pelo combate ao racismo e à inserção marginal no quadro republicano do país.

Downloads

Publicado

2009-12-03

Como Citar

Domingues, P. (2009). OS DESCENDENTES DE AFRICANOS VÃO À LUTA EM TERRA &lt;i&gt;BRASILIS&lt;/i&gt;. FRENTE NEGRA BRASILEIRA (1931-37) E TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO (1944-68). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 33(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2288