A luta pelo reconhecimento na América Portuguesa: relações entre indígenas e colonizadores nas Minas Setecentistas

Autores

  • Fernando Gaudereto Lamas Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

indígenas, Minas Gerais, reconhecimento, alteridade.

Resumo

O reconhecimento da alteridade passa, necessariamente, pelo reconhecimento daquilo que compõe o outro, isto é, as relações sociais. Neste artigo analisaremos as relações entre colonizadores e indígenas na Capitania de Minas Gerais na segunda metade do século XVIII e na primeira metade do século XIX. Além da documentação produzida pelas autoridades administrativas, este momento foi marcado também por relatos de viajantes europeus, geralmente chamados para analisarem a situação das minas, mas que terminaram realizando concomitante à tarefa oficial, interessantes relatos a respeito dos povos indígenas e das formas de resistência e da adaptação que estes praticaram em relação à cultura colonizadora oficial. Nesse sentido, esperamos contribuir para uma compreensão a respeito dos povos indígenas que viviam em Minas Gerais à época, ultrapassando as visões estereotipadas que muitas vezes chegaram até o presente. 

Biografia do Autor

Fernando Gaudereto Lamas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Lamas, F. G. (2016). A luta pelo reconhecimento na América Portuguesa: relações entre indígenas e colonizadores nas Minas Setecentistas. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/29686