Museologia e nova museologia. Os exemplos dos Museus das Santas Casas da Misericórdia

Autores

  • João Paulo Avelãs Nunes Universidade de Coimbra-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v62p111-145

Palavras-chave:

Património cultural, Museus, Novo património cultural, Nova museologia, Cultura material

Resumo

Parte-se dos pressupostos de que o património cultural e a museologia são tecnologias derivadas das ciências sociais e de que as opções realizadas no que concerne ao modo de configuração e de gestão dos monumentos, das “zonas históricas” e dos museus têm implicações relevantes para as instituições ou organizações tutelantes, para as comunidades envolventes e para a sociedade global. Nesse artigo chama-se, no entanto, a atenção para as consequências da adopção das concepções do novo património cultural e da nova museologia em organizações como as Santas Casas da Misericórdia, por norma ligadas a elites e/ou a poderes locais, marcadas por mundividências (políticas, sociais, religiosas) mais ou menos conservadoras.

Biografia do Autor

João Paulo Avelãs Nunes, Universidade de Coimbra-Portugal

É Professor Auxiliar de História Contemporânea do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (DHEEAA/FLUC) e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC).

Tem investigado e assegurado consultoria; leccionado, orientado e avaliado; organizado e participado em eventos científicos; organizado e realizado acções de formação, workshops e conferências; publicado livros, artigos, capítulos e recensões críticas; apresentado livros e revistas sobre: história contemporânea e história das relações internacionais contemporâneas, história da historiografia e da memória histórica, identidades histórico-culturais e multiculturalidade, didáctica da História e divulgação da historiografia, cultura material contemporânea e arqueologia industrial, património cultural e museologia, cultura organizacional e marketing, planeamento do território e gestão urbanística, lazer e turismo culturais, desenvolvimento local e regional.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Como Citar

Avelãs Nunes, J. P. (2018). Museologia e nova museologia. Os exemplos dos Museus das Santas Casas da Misericórdia. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 62. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2018v62p111-145