Francisco de Oliveira: Memória narrativa e fisionomia intelectual

Autores

  • Glauber Cícero Ferreira Biazo Departamento de História - Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p464-487

Palavras-chave:

Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, história oral, identidade, trajetória acadêmica,

Resumo

A entrevista com o Prof. Dr. Francisco de Oliveira foi realizada em 04 de julho de 2012 em sua residência em São Paulo-SP e teve como foco sua trajetória profissional e acadêmica. Em uma conversa que durou aproximadamente duas horas, contou que em 1956 concluiu o bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco. O Prof. Oliveira organizou uma narrativa sobre sua experiência profissional destacando momentos anteriores e posteriores ao seu ingresso no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Oliveira foi convidado a falar sobre suas atividades como professor universitário, tendo narrado sobre as aulas de economia ministradas no curso de pós-graduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1980 e 1988. Nesse momento, comentou também a respeito do convite realizado pela Prof.ª Dra. Irene Cardoso e pela Prof.ª Dra. Eva Blay que o levou a integrar-se ao corpo docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Na última parte da entrevista Oliveira avaliou sua passagem pela FFLCH-USP e, dentre outras questões significativas, defendeu as relações existentes entre sua atividade acadêmica e política.

Biografia do Autor

Glauber Cícero Ferreira Biazo, Departamento de História - Universidade Federal do Amazonas

Professor de Teoria da História do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em História - UFAM. Coordenador do Laboratório de História Oral e Audiovisual do Amazonas (LABHORA-AM) da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Biazo, G. C. F. (2019). Francisco de Oliveira: Memória narrativa e fisionomia intelectual. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 65. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p464-487