OS INSTITUTOS DISCIPLINARES, A LEGISLAÇÃO SOBRE MENORIDADE E A FORMAÇÃO DE SETORES ESTATAIS ESPECIALIZADOS EM ASSISTÊNCIA A MENORES EM SÃO PAULO (1900-1935)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v66p290-322

Palavras-chave:

Reformatory, Social assistance, Frontier settlement

Resumo

O propósito deste artigo é analisar os arranjos institucionais relativos à formação de setores especializados para a gestão dos serviços públicos de assistência social para menores, em São Paulo, entre o início do século XX e a década de 1930. Para tanto, será enfatizado o processo de passagem dos reformatórios da condição isolada no organograma estatal para dentro de novas estruturas especializadas em assistência, com destaque para o Departamento de Assistência Social. Além de textos legais e relatórios oficiais, a pesquisa conta com impressos publicados pelos próprios agentes estatais responsáveis pela capilaridade do conjunto institucional de assistência. A diferenciação dos dispositivos estatais, então, é entendida à luz do desenvolvimento socioeconômico e demográfico, bem como a partir de ramificações institucionais em diálogo com o desenvolvimento de serviços de saúde, a profissionalização da assistência aos pobres e a legislação referente a protocolos judiciais e policiais destinados ao governo da população.

PALAVRAS-CHAVE: Reformatórios; Assistência social; Interiorização.

Biografia do Autor

Sérgio César Fonseca, USP

Professor livre-docente da USP. Pós-doutorado pela UFMG e doutorado pela Unesp. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação da USP.

Felipe Ziotti Narita, Unesp

Pós-doutorado pela USP e doutorado em história pela Unesp, onde é docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas. Pesquisador associado da FAPESP e membro do Historiar (CNPq) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação da USP.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

Fonseca, S. C., & Narita, F. Z. (2019). OS INSTITUTOS DISCIPLINARES, A LEGISLAÇÃO SOBRE MENORIDADE E A FORMAÇÃO DE SETORES ESTATAIS ESPECIALIZADOS EM ASSISTÊNCIA A MENORES EM SÃO PAULO (1900-1935). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 66. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v66p290-322