O SERTÃO DE PIERRE VERGER

Autores

  • Antônio Fernando de Araújo Sá

Palavras-chave:

representação fotográfica, Canudos, Pierre Verger, cultura sertaneja

Resumo

O artigo resgata a categoria sertão a partir das reportagens fotográficas produzidas por Pierre Verger com sua Rolleiflex, entre os anos de 1940 e 1950, para a revista O Cruzeiro. Recupera-se o diálogo que Verger estabeleceu na época com pesquisadores que buscavam refletir sobre o sertão nordestino, como Alfred Métroux, Roger Bastide ou Ben Zimmermam, centrando-se a análise na viagem de Verger à região de Canudos em 1946. Suas fotos documentaram as reportagens de Odorico Tavares sobre Euclides da Cunha; sobre o Reduto de Antônio Conselheiro; sobre Os Sobreviventes; e sobre Monte Santo. Como atos de afeição, suas fotografias buscavam a fusão com a cultura sertaneja, penetrando em outras fendas da memória – vestígios vigorosos marcados, de forma indelével, naqueles sobreviventes e remanescentes da guerra de Canudos.

Biografia do Autor

Antônio Fernando de Araújo Sá

Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste (UFS/CNPq). http://hpopnet.sites.uol.com.br Editor da Revista Eletrônica Ponta de Lança: História, Memória & Cultura.

Downloads

Como Citar

Sá, A. F. de A. (2011). O SERTÃO DE PIERRE VERGER. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6136