O ATLAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL E AS REPRESENTAÇÕES EXISTENTES NO LIVRO: “HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA NO BRASIL: IMPÉRIO: A CORTE E A MODERNIDADE NACIONAL”

Autores

  • Airton José Cavenaghi

Palavras-chave:

cartografia histórica, análise iconográfica, produção cultural, Brasil Império, Século XIX

Resumo

Este artigo analisa a iconografia cartográfica existente na obra Luiz Felipe de Alencastro (org.) História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo : Companhia da Letras, 1997. Procura, nesta análise, identificar de forma crítica, como a documentação cartográfica, como qualquer outro elemento iconográfico, possui uma historicidade particular, construída em função de elementos culturais próprios e pertinentes ao momento de sua criação. Seu uso como simples auxiliar do textual historiográfico, cria novos elementos de percepção no observador, não pertinentes a sua função documental inicial, comprometendo de forma indireta, possíveis análises críticas da historiografia desenvolvida.

Biografia do Autor

Airton José Cavenaghi

Doutor em História Social pela FFLCH-USP; Docente do Mestrado em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi (UAM)-SP.

Downloads

Como Citar

Cavenaghi, A. J. (2011). O ATLAS DO IMPÉRIO DO BRAZIL E AS REPRESENTAÇÕES EXISTENTES NO LIVRO: “HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA NO BRASIL: IMPÉRIO: A CORTE E A MODERNIDADE NACIONAL”. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 41. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6546