DUAS FASES DE CAPISTRANO DE ABREU: NOTAS EM TORNO DE UMA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA

Autores

  • José D’Assunção Barros

Palavras-chave:

Capistrano de Abreu, Historiografia, Historiografia Brasileira

Resumo

Este artigo busca desenvolver uma reflexão acerca da produção historiográfica de Capistrano de Abreu, recolocando contextos internacionais, nacionais e locais que confluem para dar possibilidade ao surgimento de uma obra que se contrapõe a toda uma geração historiográfica anterior, e em seguida sintetizando a tese de que no interior da própria trajetória historiográfica de Capistrano de Abreu haveria um momento de ruptura que inverte a concepção historiográfica deste autor cearense. O objetivo do artigo não é examinar toda a obra de Capistrano de Abreu, mas apenas analisar o contraste entre duas fases iniciais deste autor: a das obras iniciais, e a dos Capítulos de História Colonial.

Biografia do Autor

José D’Assunção Barros

Doutor e Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nos Cursos de Mestrado e Graduação em História, onde leciona disciplinas ligadas ao campo da Teoria e Metodologia da História, História da Arte. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre suas publicações mais recentes, destacam-se os livros O Campo da História (Petrópolis: Vozes, 2004), O Projeto de Pesquisa em História (Petrópolis: Vozes, 2005), Cidade e História (Petrópolis: Vozes, 2007) e A Construção Social da Cor (Petrópolis: Vozes, 2009).

Downloads

Como Citar

Barros, J. D. (2011). DUAS FASES DE CAPISTRANO DE ABREU: NOTAS EM TORNO DE UMA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 41. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6549