GRAMOFONES E GADGETS PARA OS LARES DO BRASIL: CONSUMO, CULTURA E TECNICISMO NA REVISTA O ECHO (1902-1918)

Autores

  • Daniela Palma ECA/USP

Palavras-chave:

Imprensa, Consumo, Tecnicismo, Música, Literatura, Vida doméstica

Resumo

O artigo enfoca o discurso e as estratégias da revista O Echo na busca por criar um mercado de consumo no Brasil para as novidades industriais importadas – principalmente para as máquinas de reprodução sonora – no início do século XX. Misto de publicação de variedades e catálogo de produtos, a revista incentivou novos hábitos, relacionados à posse de objetos que prometiam levar, para os ambientes domésticos, atividades tipicamente “públicas”, e forjou imagens sobre o espaço privado-familiar no Brasil a partir do consumo de aparatos técnicos.

Biografia do Autor

Daniela Palma, ECA/USP

Doutora em Comunicação pela ECA/USP.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

Palma, D. (2012). GRAMOFONES E GADGETS PARA OS LARES DO BRASIL: CONSUMO, CULTURA E TECNICISMO NA REVISTA O ECHO (1902-1918). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7738