LAÇOS FINAIS: NOVAS ABORDAGENS SOBRE ETNICIDADE E DIÁSPORA NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XX: OS JUDEUS COMO LENTES

Autores

  • Jeffrey Lesser
  • Raanan Rein
  • Luciano Dutra de Oliveira (Tradutor)

Palavras-chave:

Judeus, Diáspora, Judeus latino-americanos, Sionismo

Resumo

O interesse acadêmico sobre os judeus como um assunto dos estudos latino-americanos tem crescido acentuadamente nas últimas décadas, especialmente quando comparado à pesquisa sobre outros latinoamericanos com ascendência no Oriente Médio, Ásia ou Europa Oriental. É neste contexto que propomos a utilização do termo “judeu latino-americano”, em vez de “judaísmo latino-americano”, a fim de mudar o paradigma dominante sobre a etnicidade na América Latina através do retorno da “nação” para uma posição de destaque. Este artigo avança em uma série de proposições que devem ser úteis a todos os alunos de etnicidade na região, especialmente para os acadêmicos que trabalham com as minorias cujos ancestrais foram religiosamente caracterizados como não-católicos. 

Biografia do Autor

Jeffrey Lesser

Jeffrey Lesser é Professor doutor e chefe do Departamento de História da Emory University, nos Estados Unidos.

Raanan Rein

Raanan Rein é professor doutor de História da Tel Aviv University, em Israel.

Luciano Dutra de Oliveira (Tradutor)

Luciano Dutra de Oliveira é cientista social pela Fundação Santo André. Traduzido a partir do artigo original em inglês New Approaches to Ethnicity and Diaspora in Twentieth Century Latin America: Using Jews as a Lens.

Downloads

Como Citar

Lesser, J., Rein, R., & Oliveira (Tradutor), L. D. de. (2011). LAÇOS FINAIS: NOVAS ABORDAGENS SOBRE ETNICIDADE E DIÁSPORA NA AMÉRICA LATINA DO SÉCULO XX: OS JUDEUS COMO LENTES. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7974