ENTRE INSULTOS E NACIONALISMOS: O DOCUMENTÁRIO NA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA (1920-1950)

Autores

  • Cássio Tomain Professor Adjunto I do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/campus de Frederico Westphalen/RS

Palavras-chave:

Documentário, Crítica Cinematográfica, Cinearte, Scena Muda

Resumo

O artigo se beneficiou da digitalização do acervo das revistas Cinearte e Scena Muda pela Biblioteca Jenny Klabin Segall, pertencente ao Museu Lasar Segall, com o patrocínio da Petrobrás, para mapear o pensamento cinematográfico brasileiro a respeito do documentário e do cinema de não-ficção entre as décadas de 1920 a 1950. Trabalho que proporcionou um quadro de como o cinema de não-ficção encontrou tanto defensores quanto críticos severos no Brasil e como curiosamente esta crítica cinematográfica foi tomando contornos diferentes ao longo dos quase 30 anos de publicação e circulação das revistas.

Biografia do Autor

Cássio Tomain, Professor Adjunto I do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/campus de Frederico Westphalen/RS

Doutor em História pela Unesp/Franca e Professor Adjunto I do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/campus de Frederico Westphalen/RS

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Publicado

2012-04-10

Como Citar

Tomain, C. (2012). ENTRE INSULTOS E NACIONALISMOS: O DOCUMENTÁRIO NA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA (1920-1950). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/8312