O grau de escolaridade e sua relação com o programa hiperdia na unidade básica de saúde da Vila Sabiá

Priscila Camargo Correa, Danielli Brussi de Carvalho, Antonio Carlos Guerra da Cunha

Resumo


Objetivo: identificar a relação entre o grau de escolaridade na população atendida pela Unidade Básica de Saúde da Vila Sabiá, pertencente ao programa HiperDia, comparando esse dado com o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica e da Diabetes mellitus tipo 2 realizado pelo programa. Métodos: estudo observacional retrospectivo dos prontuários médicos de 383 pacientes cadastrados no programa HiperDia, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, na Unidade Básica de Saúde da Vila Sabiá/Sorocaba-SP, no qual compararam-se os grupos de hipertensos, diabéticos, hipertensos e diabéticos com o grau de escolaridade (utilizando a classificação da ficha cadastral do programa), divididos por gênero durante o ano de 2006. As variáveis estudadas foram: pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, glicemia de jejum, gênero, níveis de escolaridade. Resultados: a análise estatística demonstrou que não há diferença significante entre os níveis de escolaridade e gênero dentro das variáveis estudadas. Conclusão: os dados indicam que não há relação direta entre o grau de escolaridade e o controle da pressão arterial e glicemia de jejum para paciente inscritos no programa HiperDia, do Ministério da Saúde, na Unidade Básica de Saúde da Vila Sabiá/Sorocaba - SP. Auxílio: PIBIC -CEPE.

Palavras-chave


atenção primária à saúde; hipertensão; diabetes mellitus tipo 2; escolaridade

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



Apoio: ..............................................................................................................................................

    

Fundação São Paulo - Hospital universitário

 



 

Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, Sorocaba, SP, Brasil, e-ISSN 1984-4840

A Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.