Mindfulness e coaching: alternativas para o desenvolvimento humano

Autores

  • Maria Lucia Torresan Centro Universitário Salesiano - UNISAL (Americana-SP, Brasil)
  • Fernando Pessotto Graduada em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL
  • Cintia Heloína Bueno Centro Universitário Salesiano - UNISAL (Americana-SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v8i1.33385

Palavras-chave:

roda da vida, carreira, trabalho, sucesso profissional

Resumo

mindfulness está baseada em práticas de meditação tendo como objetivo o direcionamento consciente da atenção do indivíduo para o presente. Vem sendo empregada em diferentes contextos como processos de coaching. O presente estudo teve como objetivo verificar a eficiência da prática de mindfulness em um processo de coaching em grupo contando com a participação de 7 sujeitos com idade variando entre 35 a 62 anos sendo 6 do sexo feminino. Estes avaliaram 8 aspectos pessoais por meio da Roda da Vida, focando no âmbito carreira e trabalho. Posteriormente participaram de encontros semanais durante 10 meses, com o emprego de práticas de mindfulness. Após este período realizaram novamente a avaliação configurando medidas pré e pós-teste, além de atribuírem uma nota de acordo com os objetivos alcançados. Os resultados indicaram correlação alta entre o pós-teste e o desempenho no processo de coaching sendo esta responsável por explicar 55% da variância do objetivo alcançado.

Biografia do Autor

Maria Lucia Torresan, Centro Universitário Salesiano - UNISAL (Americana-SP, Brasil)

Graduada em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL

Fernando Pessotto, Graduada em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na Universidade São Francisco - área de concentração em Avaliação Psicológica. É coordenador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPeNC) e editor associado da Revista Sul Americana de Psicologia.

Cintia Heloína Bueno, Centro Universitário Salesiano - UNISAL (Americana-SP, Brasil)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco, mestrado e doutorado em Ciências, ênfase em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. É docente e supervisora de estágio do UNISAL, com especialidades na área clínica e neurociências assim como co-coordenadora do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas, LAPENC.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-02

Edição

Seção

Artigos