Programa de estágio na empresa Alpha S/A: um estudo de caso sobre o Programa Transformar

Autores

  • Carlos Antonio Furtado Dutra Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
  • Sâmmya Garcia Camelo Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

DOI:

https://doi.org/10.20503/recape.v9i2.36401

Palavras-chave:

Gestão de pessoas. Desenvolvimento. Estágio. Programa Transformar.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo a análise, entendimento e efetividade do Programa Transformar da empresa Alpha S/A, programa este que desenvolve os estagiários conduzindo-os, desenvolvendo-os, por meio de aprendizagens e seus potenciais, visando cumprir os preceitos legais vigente. A empresa é responsável por atender as demandas das vagas ofertadas, preenchendo-as conforme os requisitos primordiais, neste circuito todo o processo de aprendizagem in loco é realizado. Com base nos conceitos de Gestão de Pessoas, Estágio e Treinamento e Desenvolvimento, foi possível entender melhor como se dá esse processo de estágio. Além disso, a metodologia usada permitiu uma melhor compreensão dos dados recolhidos por meio de aplicação de questionários elaborado pela autora, feitos com uma amostra de 30 estagiários de diferentes cursos. Com isso pode-se entender que o Programa Transformar de fato cumpre seu papel em desenvolver os estagiários, ainda sim apesar das dificuldades encontradas.

Biografia do Autor

Carlos Antonio Furtado Dutra, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Mestrando em Gestão da Educação pela Universidade Fernando Pessoa. Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo, especialista em Comportamento Organizacional para a Gestão de Pessoas pela Escola Superior Aberta do Brasil, especialização Administração e Marketing pela ESAB e especialista em Gestão da Educação pela Faculdade Einstein - FACEI. Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Milagres Ceará (2013) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade CEUMA (2003). Atualmente é membro do grupo de pesquisa GEMGe da Universidade Federal do Maranhão, docente da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), professor do Centro de Pós-Graduação da Escola Superior da Amazônia e tutor a distância do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Autor do livro EAD On-line: uma coletânea de práticas e metodologias pedagógicas.

Sâmmya Garcia Camelo, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Cursando Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela UEMA. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Assistente de Recursos Humanos da Empresa Vale S/A. Participante da Empresa Júnior de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (EJA-UEMA).

Publicado

2019-05-02

Edição

Seção

Artigos