A PERCEPÇÃO DE GESTORES DE EMPRESAS SOBRE A CAPACIDADE DA ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS POR MEIO DA VISÃO, MISSÃO E VALORES: EMPRESAS SEDIADAS EM CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE – RIO DE JANEIRO

Autores

  • Karoline Santos Mamede de Carvalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Saulo Barbará de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Saulo Barroso Rocha Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Visão, Missão, Valores Organizacionais

Resumo

O objetivo nessa pesquisa empírica foi avaliar como as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Município de Seropédica e seu entorno, no estado do Rio de Janeiro, usam os componentes do planejamento estratégico “visão, missão e valores” para alavancarem os seus negócios. A pesquisa é do tipo survey com amostra de 108 empresas respondentes. Os resultados demonstram que mais da metade destas empresas entende a importância destes componentes do planejamento estratégico para o aumento da competividade de seus negócios. Por outro lado, há razoável parcela de respondentes ainda não seguros da utilização da visão, missão e valores como algo a orientar as ações estratégicas e comerciais das organizações. O trabalho apresenta resultados relevantes para uma região onde as empresas estão localizadas no trajeto entre duas grandes metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Saulo Barroso Rocha, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (2011), Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2001) e Analista de Sistemas (1994). Professor da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Professor do Mestrado em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interessado nos seguintes temas: Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos, Métodos de Ensino.

 

 

http://lattes.cnpq.br/./1010030008316258

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Publicado

2020-01-22

Edição

Seção

Artigos