Mestiçagem na Salvador republicana: Jorge Amado entre representações

Autores

  • Felipe Eugênio de Leão Esteves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Palavras-chave:

Mestiçagem, Tenda dos Milagres, Jorge Amado, Salvador, República.

Resumo

Busca-se aqui analisar como fonte a obra literária Tenda dos Milagres de Jorge Amado numa perspectiva histórica, compreendendo esta representação ao abordar as tensões culturais e urbanas na cidade de Salvador nas décadas iniciais da primeira república no Brasil e tomando como base de análise discursos em torno da mestiçagem como fatores expressivos das dinâmicas distribuídas dentro de uma conjuntura especifica de espaço e tempo.

Biografia do Autor

Felipe Eugênio de Leão Esteves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

É mestrando no Programa de Pós-Graduação em História na PUC-SP, onde também é membro do Núcleo de Estudos em História Social da Cidade - NEHSC. Possui especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014); graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário Jorge Amado- UniJorge (BA) (2009); Especialização em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP) (2011) em convênio com a Faculdade Vicentina (PR). Atua principalmente nas seguintes áreas: História Social; Cultura e Representação; Literatura; Identidade Étnica no Brasil; Cultura e cidade; e Jornalismo Narrativo Literário.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Esteves, F. E. de L. (2016). Mestiçagem na Salvador republicana: Jorge Amado entre representações. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (15). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/22529

Edição

Seção

Artigos