DESLOCAMENTOS HUMANOS: REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE ITALIANA E A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGATUBA/SP

Autores

  • Maria Aparecida Morais Lisboa

Resumo

O presente artigo prioriza a inserção dos imigrantes italianos na Freguesia do Espírito Santo da Boa Vista, atual Angatuba/SP. Tem como eixo central a pesquisa Viver na intersecção de culturas: trajetórias de famílias imigrantes italianas em Angatuba/SP (1881-1982), com destaque ao capital político, econômico e cultural dos grupos de imigrantes italianos da Toscana, região setentrional da Itália os de origem meridional, os Campânios.

 

Biografia do Autor

Maria Aparecida Morais Lisboa

Doutora em Educação, Unicamp, 2008. Mestrado em Educação, Unicamp, 2001. Graduada em Pedagogia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba/SP. Graduada em História e Estudos Sociais, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga/SP. Especialização em Arquivismo (Convênio USP-Unicamp, 2005-2006). Docente de Ensino Superior. Pesquisadora do Centro de Memória Unicamp (2001-2012). Autora dos Livros: Fazenda das Areias e Fazenda da Conquista/SP: História, Memória e Cultura (coautora: Bárbara Heliodra Soares do Prado), 2019. Dina Lisboa: moldando emoções... a vida me fez assim... atriz, mulher de teatro, Coleção Aplauso-Perfil, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010. Fandango do Miliano: Do couro ao café, ao algodão e a pecuária leiteira: reconstrução da trajetória de surgimento e transformação da realidade socio-cultural no sudoeste de São Paulo, 2002.

[1] Angatuba está localizada a aproximadamente 210 quilômetros de São Paulo. O acesso principal da cidade é através da Rodovia Raposo Tavares.

[1] Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação-Unicamp, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Lisboa, M. A. M. (2019). DESLOCAMENTOS HUMANOS: REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE ITALIANA E A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGATUBA/SP. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(21). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/46570