Emblema de modernidade: o relato de viagem de Vittorio Buccelli e o Rio de Janeiro como cartão de visita

Autores

  • Luis Fernando Beneduzi

Palavras-chave:

Viajantes italianos, Modernidade, Representação, Imigração italiana, Narrativas sobre o Brasil

Resumo

O propagandista Vittorio Buccelli, como diversos profissionais italianos, acompanhou o fluxo emigratório de seus compatriotas, buscando construir laços comerciais que envolvessem a terra de partida do emigrante e aquela de chegada. Em seu relato, publicado em Milão, em 1906, como naquele dos viajantes europeus, percebe-se um processo de leitura comparada da alteridade; no entanto, no caso específico deste italiano, esse outro é analisado e narrado a partir de uma tentativa de construir pontes comerciais entre o Brasil e a Itália. Nesse sentido, relatar a experiência brasileira significa desconstruir os medos e as representações negativas de um espaço de doenças, de miasmas e de desorganização, que caminham pari passu com uma imagem de paraíso terrestre. Buccelli tornar-se-á um grande veiculador – no contexto europeu – da imagem de modernidade que os republicanos estavam construindo sobre o país.

Biografia do Autor

Luis Fernando Beneduzi

Luis Fernando Beneduzi é professor da Alma Mater Studiorum Università di Bologna e professor colaborador da Johns Hopkins University. É doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estudos de Pós-doutorado realizados junto ao grupo internacional “Mujeres”, Università degli Studi di Torino. Dentre suas publicações recentes, destaca-se “Imigração italiana e catolicismo: entrecruzando olhares, discutindo mitos” (Porto Alegre: Edipucrs, 2008).

Downloads

Como Citar

Beneduzi, L. F. (2012). Emblema de modernidade: o relato de viagem de Vittorio Buccelli e o Rio de Janeiro como cartão de visita. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9515