A cidade de São Paulo: um entreposto de braços para a lavoura cafeeira

Autores

  • Paulo Cesar Gonçalves

Palavras-chave:

Movimentos migratórios, Cafeicultura, Mão-de-obra, Desenvolvimento econômico

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a importância da economia cafeeira no desenvolvimento da cidade de São Paulo, abordando dois aspectos: a política de imigração para obtenção de braços, com destaque para a instituição da Sociedade Promotora de Imigração e a construção da Hospedaria de Imigrantes do Brás, e a circulação da riqueza, materializada no maior produto de exportação brasileiro. O papel de centralizar e distribuir mão-de-obra e sacas de café, ou seja, de participação ativa nos fluxos entre os dois lados do Atlântico, conferiu algumas das condições para transformar a capital paulista na principal referência econômica do país.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Gonçalves

Paulo Cesar Gonçalves é doutor em História Econômica pela FFLCH/USP (2008) e autor do livro Migração e mão-de-obra: retirantes cearenses na economia cafeeira do Centro-Sul (1877-1901), publicado pela Editora Humanitas, em 2006. Atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado junto à Cátedra Jaime Cortesão (FFLCH/USP).

Downloads

Como Citar

Gonçalves, P. C. (2012). A cidade de São Paulo: um entreposto de braços para a lavoura cafeeira. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9521