“Nós” e “eles”, uma difícil relação: conflitos entre brasileiros e imigrantes em Ponta Grossa-PR (1892-1912)

Autores

  • Renata Sopelsa

Palavras-chave:

Sociedade, Imigração, Crime

Resumo

Localizada no Caminho das Tropas ao longo dos oitocentos, Ponta Grossa abrigava uma “sociedade campeira” que vivia nas grandes fazendas, às voltas com a criação de animais. Todavia, nos primeiros anos da República, essa cidade paranaense passou a abrigar um número maior de moradores no núcleo urbano, muitos de outras regiões do país que nela buscavam melhores oportunidades de vida. A cidade recebeu ainda um número significativo de imigrantes. Para usar os termos de Norbert Elias, deu-se assim a construção de uma nova figuração social, uma sociedade formada por uma pluralidade de indivíduos que inseriram-se em diversas tramas e tensões, em diversas relações de poder. E, como era de se esperar, no encontro entre tantos “diferentes” deu-se o desencontro, o conflito aberto, o crime. Nesse sentido, é com base em processos criminais que envolveram imigrantes europeus, que esse artigo tem o interesse de analisar a ressocialização vivenciada por esses indivíduos, buscando desvelar as resistências e oposições por eles enfrentadas ao longo desse processo.

Biografia do Autor

Renata Sopelsa

Renata Sopelsa é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista da Capes e integrante da Linha de Pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: reflexões e sentimentos na História, do GT Nacional de História Cultural.

Downloads

Como Citar

Sopelsa, R. (2012). “Nós” e “eles”, uma difícil relação: conflitos entre brasileiros e imigrantes em Ponta Grossa-PR (1892-1912). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9522