De um El Dourado à uma Paris nos Trópicos: Belém, um caleidoscópio de imagens (1889-1915)

Autores

  • Fabricio Herbeth Teixeira da Silva

Palavras-chave:

Ciclos econômicos, Reformas urbanas, Belle-époque, Antônio Lemos, Modernização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as transformações urbanas e arquitetônicas processadas na capital paraense entre os anos de 1889-1915, transcendendo a proposta de um projeto político e civilizador dos barões da borracha. A seleção cronológica para a pesquisa se deu em função da produção intelectual regional eleger esse momento como marco das transformações urbanas – sociais e o embelezamento visual da cidade, financiados pelos lucros gomiferos, deixando de lado as tensões ocorridas no bojo da sociedade e as ações antrópicas no processo de formatação da “Paris nos Trópicos”. Esse artifício para o desenvolvimento da cidade, pensado pelos Presidentes e intelectuais do contexto estudado, foi aceito pela historiografia, apresentando uma perspectiva urbanizadora promovida pelas riquezas do látex articulada as propostas da Intendência de Antônio Lemos, criando uma lógica para a história das reformas urbanas da cidade de Belém a partir de dois aspectos: ciclos econômicos e administrações políticas. Para o desenvolvimento desse trabalho utilizamos Relatórios e Falas dos Presidentes e bibliografia específica sobre o tema.

Biografia do Autor

Fabricio Herbeth Teixeira da Silva

Fabricio Herbeth Teixeira da Silva é graduado em História pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) com a Monografia Escassez e carestia: a política de abastecimento de alimentos em Belém nos anos 1880-1890 (2008). Atualmente é bolsista da CAPES II cursando o Mestrado em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com o trabalho Dize-me o que comes e te direi quem és: excentricidade e limites sociais a partir do gosto alimentar na Belém do Gram-Pará (1889-1915). Integrante do Grupo de pesquisa Cultura e Sociabilidade da Amazônia, do grupo de pesquisa História da Alimentação: Questão e Debates da UFPR e um dos organizadores e consultor da revista de produção discente REPRODI.

Downloads

Como Citar

Silva, F. H. T. da. (2012). De um El Dourado à uma Paris nos Trópicos: Belém, um caleidoscópio de imagens (1889-1915). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9547